Mesmo que você ainda não tenha uma fritadeira elétrica, com certeza, já ouviu falar da praticidade e das vantagens do aparelho. O Shoptime concorda com esses pontos positivos e tem algumas dicas para você escolher a sua airfryer.

As fritadeiras sem óleo, elétricas ou airfryers funcionam como um forno portátil com uma resistência de aquecimento e uma potente ventoinha. Em um cesto com furinhos ou aberturas será colocado o alimento. O ar superquente, movimentado em alta velocidade pela ventoinha, vai cozinhar os alimentos mais rapidamente do que acontece em um forno convencional.

A alta temperatura do ar quente circulando pelo aparelho fechado, de 80 até mais de 200 graus Celsius, vai ter efeito similar ao de fritar os alimentos em óleo quente, por exemplo, criando uma casquinha crocante no seu frango ou deixando batatas fritas crocantes por fora e macias por dentro.

Assim, as airfryers são aliadas de quem procura uma alimentação mais saudável. Você consegue preparar receitas que, normalmente, utilizam fritura, porém, sem óleo ou gorduras que são prejudiciais ao organismo.

Tamanho

Você encontra fritadeiras elétricas de diversos tamanhos. Os mais compactos, com capacidade de cerca de 2 litros, preparam tranquilamente porções individuais.

As fritadeiras maiores têm capacidade para 5 litros ou mais e são indicadas para famílias ou se você cozinha bastante para os amigos.

Os modelos intermediários e com melhor custo-benefício têm entre 3 e 4 litros de capacidade, o suficiente para preparar porções grandes.

É importante basear a sua escolha também a partir do tamanho da sua cozinha. Mesmo as fritadeiras elétricas de menor capacidade costumam ser aparelhos grandes e pesados. Pense se há espaço nos armários ou se a airfryer ficará em exposição o tempo todo em alguma bancada.

Potência e painel

Não há muita variação no funcionamento das fritadeiras elétricas. Elas costumam ter um timer e uma regulagem de temperatura que, na maioria dos produtos, vai até 200ºC.

Os painéis podem ser manuais ou digitais, o que faz leve diferença no uso do dia a dia, já que não possuem outros menus ou funções especiais. Você escolhe a temperatura, o tempo de preparo e espera o sinal sonoro.

É importante verificar a potência do aparelho, que está diretamente relacionada ao tempo de preparo dos alimentos. Fritadeiras elétricas de até 3 litros possuem, em média 1400 W de potência, enquanto as maiores têm acima de 1700 W.

Avalie também se a sua instalação elétrica vai suportar o consumo de um equipamento assim. Segundo fabricantes, o consumo pode ir de 800 a 2.200 watts. Se há dúvida, opte por uma fritadeira menor.

Cesto e segurança

É mais comum encontrar fritadeiras elétricas com cesto redondo ou quadrado no mercado. Mais importante do que o formato é o material dos cestos e a trava de segurança na sua alça.

Há airfryers com cestos aramados e com revestimento antiaderente, que são mais práticos na utilização e, principalmente, na limpeza posterior.

Alguns modelos contam ainda com uma forma antiaderente, ideal para preparos de massas, suflês, doces e outros pratos.

E atenção: verifique se o modelo escolhido tem trava de segurança ou interrompe a circulação de ar quente quando você puxa a alça com o cesto. Especialmente para quem tem crianças em casa, essa é uma função essencial.

Agora, v

... isite o Shoptime para conhecer modelos, marcas e preços das fritadeiras elétricas mais vendidas do Brasil.

E continua a comemoração do Aniversário Shoptime. Durante todo o mês de abril, produtos com até 80% de desconto, cupons e ofertas para você presentear a sua casa. Você pode comprar pelo site ou baixar o app Shoptime, que ainda tem descontos exclusivos e permite acompanhar a sua entrega, além de muitas outras vantagens.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.