Os mais modernos fornos micro-ondas trazem inovações em materiais, design, funções e na conectividade. Para quem está pesquisando para comprar um novo aparelho, o Shoptime tem algumas dicas do que observar.

Materiais e revestimento

É importante saber quais tecnologias e materiais os fabricantes vêm utilizando para o acabamento externo e, em especial, para o revestimento interno dos micro-ondas.

Ao invés de metal com uma camada de tinta, fabricantes vêm apostando em revestimento em materiais antiaderentes, como o Teflon.

Outra aposta em novos aparelhos são esmaltes tecnológicos ou materiais mistos com cerâmica, um componente com baixíssima porosidade. São elementos desenvolvidos especialmente para uma melhor performance para o aquecimento dos alimentos: maior reflexão e distribuição das micro-ondas, de forma mais eficaz, por todo o forno, alcançando mais pontos do prato ao mesmo tempo.

Apesar dos nomes diferentes utilizados pelas marcas, os revestimentos ainda têm em comum uma maior durabilidade, resistência a riscos e danos, além de maior facilidade na limpeza, ação anti-odores e antibacteriana.

Inovações e tecnologias

O consumidor deve pesquisar os modelos e marcas que apresentam inovações nas tecnologias de aquecimento e cozimento. Aparelhos mais modernos possuem controle mais preciso da potência e da temperatura, para que os preparos sejam realizados mais rapidamente.

As marcas prometem que a história de pratos quentes nas bordas e frios no centro é coisa do passado. Os equipamentos mais novos contam com performance otimizada para que os alimentos sejam aquecidos ou descongelados por igual, independente da posição no recipiente e no interior do forno.

Há ainda os micro-ondas que combinam as funções de esquentar e descongelar com grill ou gratinar. Para quem possui pouco espaço na cozinha, eles praticamente substituem a função do forno elétrico ou a gás.

Falando em descongelar, muitos modelos trazem a função não somente dividida por peso, mas também por tipo de alimento: carne, frango, peixe e outros. O processo é mais eficiente e promete um descongelamento uniforme, gastando menos tempo e menos energia elétrica.

Finalmente, temos os micro-ondas inteligentes, ou Smart. Eles possuem conectividade com internet e outros dispositivos da casa, incluindo assistentes de voz, como Google Assistente. Assim, podem receber comandos de voz, serem monitorados e operados à distância, pelo celular.

Ou seja, você poderá acompanhar o descongelamento de um alimento à distância, para que ele esteja pronto para o preparo quando você chegar em casa. Aparelhos Smart primam ainda por maior economia de energia e mais recursos de segurança.

Funções e recursos

Quanto mais avançados os fornos micro-ondas, maior a quantidade de opções, funções e recursos disponíveis para o usuário. Listamos algumas para você pesquisar nos eletrodomésticos e explorar ao máximo seu potencial:

Opções de descongelamento: por tipo de alimento, por peso ou porção

Ajuste fácil ou inteligente de potência: para reduzir o tempo e utilizar a potência certa para cada ação

Receitas pré-programadas: variedade de preparos na memória, com fácil utilização

Receitas inteligentes: preparos mais avançados realizados com ajuda do próprio painel do micro-ondas ou com aplicativo para celular

Teclas fáceis para crianças: o chamado Menu Kids, para que eles possam fazer pipoca, brigadeiro e outras delícias sem acidentes

Função Grill ou Gratinar: para dourar e grelhar alimentos

Função Manter Aquecido: para garantir o prepar

... o quentinho até ser levado à mesa

Função de limpeza e anti-odor: facilidade para remover a sujeira, após superaquecimento de um recipiente com água e vinagre ou suco de limão, ou apenas água, nos aparelhos mais modernos.

Agora que você já sabe quais funções e evoluções procurar nos micro-ondas, visite o Shoptime para conhecer dezenas de modelos e conferir as novidades em eletrônicos e eletrodomésticos.

Você pode comprar pelo site ou baixar o app Shoptime, que tem descontos exclusivos e permite acompanhar a sua entrega, além de outras vantagens.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.