Você viu uma oferta ótima na Black Friday, seguiu todas as dicas de segurança para comprar online e está na página de carrinho fechando a compra — ou sequer conseguiu chegar nela ao clicar no link da loja —, e não consegue finalizar a transação. Não há nada mais frustante no e-commerce do que um site que trava ou cai o tempo todo. Os motivos são vários e os prejuízos, principalmente para varejistas, são muitos. Quando dizemos que um site caiu, geralmente, significa que a plataforma de venda não conseguiu suportar a quantidade de acessos. Ou seja, de tráfego no momento.
Saiba como comprar com segurança; vídeo
10 milhões de pedidos
Para a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), só as lojas virtuais deve receber cerca de 10 milhões de pedidos. A associação prevê, ainda, que devem ser mais buscados os produtos de informática, celulares, eletrônicos, moda e decoração, com ticker médio de R$ 246. Já a Ebit, que é referência em dados sobre o e-commerce brasileiro, está mais otimista e estima média de R$ 695.
Ricardo de Paola, CTO da Infracomerce, empresa que cuida de grandes lojas virtuais como Decathlon, Casas Bahia, Ponto Frio e outras, explica que a situação se parece quando uma casa tem uma rede elétrica precária e, ao ligarmos muitos aparelhos ao mesmo tempo, que consomem muita luz, a energia da casa cai.
Para evitar que isso aconteça em plena Black Friday ou em outras festas como o Natal, o principal a fazer é a manutenção preventiva. "Assim como devemos manter a instalação elétrica em bom estado, trocar os cabos mais velhos, e etc, no caso de um site, precisamos monitorar constantemente sua performance, servidores e desenvolver soluções que o tornem cada vez mais ágil e robusto", diz.
Sobre os porquês que levam um site de loja online a fica fora do ar no maior período de vendas com descontos do ano, o especialista explica que são vários: os mais comuns são a grande quantidade de acessos simultâneos por causa de uma ou mais ofertas muito desejadas, erros na programação, infraestrutura mal planejada e, até mesmo, ataque de hackers. É preciso uma força-tarefa para evitar.
Para não deixar a peteca — ou melhor, o site — cair, veja os ajustes necessários.
Bottleneck — gargalos
Problema:
O gargalo de acessos, também conhecido como bottleneck (pescoço da garrafa, em tradução livre), acontece quando os servidores não têm capacidade para suportar o grande volume de dados gerados simultaneamente. Para evitar o problema, existem cálculos que devem ser feitos para analisar quanta capacidade que será necessária em casa período, principalmente na Black Friday.
Solução:
Os cálculos costumam levar em conta edições anteriores e outras datas em que o tráfego do e-commerce tende a aumentar, além da expectativa de vendas de cada loja. Com isso, é possível determinar a quantidade de servidores necessária para processar aquele volume de dados. Através da escalabilidade — conceito de arquitetura diferenciada — mais servidores são adicionados na nuvem para dividir a carga, garantindo a venda. Essa estrutura é redundante e balanceada. Caso um servidor falhe, os demais redistribuem a carga entre eles imediatamente.
Quando isso não é feito, o risco do site cair é enorme
A Braspag, companhia que oferece soluções de pagamentos para e-commerce, do grupo Cielo, projeta um crescimento de 414% nas transações da Black Friday em relação à média de transações em dias comuns de 2017. Segundo Gastão Mattos, CEO da Braspag, o pico de vendas deve ocorrer por volta das 18h e a estimativa é que entre 21h e 22h o volume de vendas ultrapasse o de 2016.
Na quinta-feira (23) que antecede o evento, a expectativa é de um crescimento de 13% em relação a Black Friday 2016, com pico de vendas às 23h. Veja dicas para evitar momentos de pico e o melhor horário para comprar na Black Friday.
Erros de programação
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