Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Sabia que o Android tem um recurso que pode salvar sua vida? Desde a penúltima versão do sistema operacional do Google, o Nougat, é possível disponibilizar informações de emergência para serem acessadas a partir da tela de bloqueio do smartphone. Assim, caso o usuário se envolva em um acidente ou passe mal fora de casa, por exemplo, quem for ajudá-lo pode usar o celular, sem desbloqueá-lo, para visualizar dados como tipo sanguíneo, alergias, medicamentos utilizados e contatos de familiares.

Android tem recurso voltado para situações de emergência (Foto: Isabela Cabral/TechTudo)Android tem recurso voltado para situações de emergência (Foto: Isabela Cabral/TechTudo)

Android tem recurso voltado para situações de emergência (Foto: Isabela Cabral/TechTudo)

No entanto, vale destacar que as informações inseridas poderão ser vistas por qualquer um que pegue o celular, o que também pode ser arriscado se o aparelho for perdido ou roubado. Então, tenha cuidado com o que exatamente será deixado à disposição. Veja, no tutorial a seguir, como adicionar suas informações de emergência. O procedimento foi realizado em um Xiaomi Mi A1 com Android 8.0 (Oreo).

Passo 1. Acesse o menu de configurações do celular e entre em “Usuários e contas”.

Procure o menu de configurações de usuários (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)Procure o menu de configurações de usuários (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Procure o menu de configurações de usuários (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Passo 2. No fim da tela de “Usuários e contas”, clique em “Informações de emergência”. Em seguida, você pode ler o aviso do Android sobre a ferramenta e clicar em “continuar”.

O item informações de emergência está no final do menu (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)O item informações de emergência está no final do menu (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

O item informações de emergência está no final do menu (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Passo 3. Você terá agora acesso à tela com os ajustes das informações de emergência. Basta selecionar uma a uma e colocar seus dados.

Usuário pode adicionar informações médicas e de contato (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)Usuário pode adicionar informações médicas e de contato (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Usuário pode adicionar informações médicas e de contato (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Passo 4. Depois, acesse a aba “Contatos” e use a opção “Adicionar contato” para inserir os contatos de sua preferência, a partir da agenda do telefone.

Ferramenta permite escolher contatos de sua agenda (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)Ferramenta permite escolher contatos de sua agenda (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Ferramenta permite escolher contatos de sua agenda (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Visualizando as informações

Passo 1. Quem precisar visualizar as informações de emergência de um smartphone bloqueado, deverá procurar pelo botão “Emergência” na tela de bloqueio. A localização dessa opção pode variar um pouco entre as fabricantes.

Passo 2. Na tela seguinte, você verá o discador onde podem ser realizadas ligações de emergência e, em cima, “Informações de emergência”. Clique duas vezes seguidas no botão.

As informações de emergência poderão ser acessadas pela tela de bloqueio (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)As informações de emergência poderão ser acessadas pela tela de bloqueio (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

As informações de emergência poderão ser acessadas pela tela de bloqueio (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Passo 3. Pronto! O usuário terá acesso a todos os dados de emergência que o proprietário do celular adicionou.

Tela de emergência exibe dados importantes do usuário (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)Tela de emergência exibe dados importantes do usuário (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Tela de emergência exibe dados importantes do usuário (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Celular à prova d'água e quedas: qual comprar? Opine no Fórum TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.