Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O iPhone (iOS) tem um recurso nativo que permite ao usuário descobrir quando um aplicativo foi usado pela última vez. A função é útil para quem tem um celular com pouca capacidade de armazenamento e constantemente precisa liberar espaço. Dessa forma, você pode apagar os apps que menos usa. É possível, inclusive, preservar os dados do aplicativo para, mais tarde, reinstalar sem perder nenhuma informação.

No tutorial a seguir, saiba como descobrir quando foi a última vez que você usou um app no seu iPhone ou iPad. O procedimento foi realizado em um iPhone 8, mas as dicas também valem para outros dispositivos da Apple. A função de desinstalar apenas o app e manter os dados é exclusiva do iOS 11.

Dica permite descobrir quando app foi usado pela última vez e desinstalá-lo sem perder os seus dados (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)Dica permite descobrir quando app foi usado pela última vez e desinstalá-lo sem perder os seus dados (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Dica permite descobrir quando app foi usado pela última vez e desinstalá-lo sem perder os seus dados (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Passo 1. Acesse as configurações do iPhone e, em seguida, toque em "Geral".

Acesse as configurações gerais do iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse as configurações gerais do iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Acesse as configurações gerais do iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Toque em "Armazenamento do iPhone" e deslize a tela até a lista de apps instalados. O recurso pode demorar alguns segundos para ser carregado.

Abra as configurações de armazenamento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra as configurações de armazenamento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra as configurações de armazenamento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Os aplicativos serão listados por tamanho. Logo abaixo do nome, você verá a data em que o app foi aberto pela última vez. Caso queira removê-lo sem apagar os seus dados pessoais, toque sobre o aplicativo e vá em "Desinstalar App".

Desinstalando um app pouco usado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Desinstalando um app pouco usado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Desinstalando um app pouco usado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Quando um app é desinstalado, o seu ícone permanece disponível na tela inicial do iPhone. Note que uma nuvem é exibida à esquerda do nome, indicando que o app deve ser baixado novamente. Ao tocar sobre o aplicativo, o nome muda para "Carregando" e, só após o download, ele poderá ser usado.

Nuvem indica que aplicativo não está instalado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Nuvem indica que aplicativo não está instalado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Nuvem indica que aplicativo não está instalado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite as dicas para descobrir quais apps você não usa e liberar espaço na memória interna do seu iPhone.

iPhone não sai som? Veja como resolver o problema do celular da Apple

iPhone não sai som? Veja como resolver o problema do celular da Apple

Problemas na bateria com o iOS 11? Opine no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.