A SD Association, um grupo formado por 900 empresas de tecnologia, anunciou um projeto para a criação de cartões SD e microSD com capacidade de armazenar até 128 TB de dados, com velocidade de transferência de quase 1Gb/s. Isso seria possível com a implementação de novos padrões chamados SD Ultra Capacity (SDUC) e SD Express, respectivamente.

É importante lembrar que as fabricantes de informática ainda não chegaram aos 2 TB para cartão microSD até este momento, apesar do protocolo necessário já existir. Portanto, esse modelo com 128 TB, que foi anunciado agora, estará disponível para o consumidor final em um futuro ainda mais distante, sem uma data específica.

Velocidade de transferência de quase 1 Gb/s será uma realidade no futuro do SD (Foto: Divulgação/Sandisk)

Velocidade de transferência de quase 1 Gb/s será uma realidade no futuro do SD (Foto: Divulgação/Sandisk)

De acordo com a SD Association, o protocolo SD Express estará disponível nos cartões SDXC, SDHC e no recém-anunciado SUDC. Para chegar à velocidade de 985MB/s de velocidade de transferência, a fundação incluiu interfaces de PCI Express e NVMe, padrões de transferência de dados que conseguem atingir altas velocidades, presentes em qualquer placa-mãe atual de PC.

O PC Express é um protocolo comumente utilizado para controlar as trocas de informações entre as placas de vídeo e a motherboard de um computador. Já o padrão NVMe é largamente empregado no controle d

... o SSD, um dispositivo criado para substituir os antigos discos rígidos e que é conhecido justamente por sua alta velocidade e confiabilidade.

Quando estiver disponível, um SD ou microSD com esta capacidade de armazenamento e velocidade pode salvar vídeos em qualidade Full HD ou até 4K em uma câmera DSLR. Se for usado em um notebook, um cartão com esses padrões pode servir até como um SSD externo, para quem precisa expandir sua capacidade de armazenamento, mas não quer trocar o dispositivo que já vem na máquina, por exemplo.

Qual o melhor cartão micro SD: Sandisk ou Samsung? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.