Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


Jax é um campeão de League of Legends (LoL) que sempre esteve presente nas temporadas competitivas. Quando consegue comprar seus itens e atingir seu pico de poder, o personagem é é quase imbatível no late game e consegue preocupar os carregadores. Veja, a seguir, um pouco mais sobre Jax, suas pro builds, seus counters e os pro players que costumam ter boas atuações com o personagem.

Jax no metagame

O Grão-Mestre das Armas, embora tenha tido momentos de fraqueza em sua história no competitivo, sempre encontrou espaço nas principais ligas do game. Desde o seu lançamento em 2012, foi possível vê-lo em todas as temporadas sendo utilizado em campeonatos em geral pelos jogadores da Rota Superior e da Selva. Além de seu poder no late game, destaque para a sua mobilidade e resistência.

Principais counters do Jax

Esse é um dos pontos principais que faz a escolha do Jax precisar ser bem pensada pelos jogadores. Há muitas matchups ruins para o Jax na Rota Superior que podem impedir seu farm e simplesmente tirá-lo de combate. Campeões de longa distância, como Jayce, Gnar e Urgot, podem ser um grande empecilho para o Jax brilhar no decorrer da partida. O mesmo vale para personagens como a Poppy e o Malphite, que têm armas em seus kits que podem anular ou prejudicar os pontos fortes do Jax.

Essa é uma das razões que faz do Jax uma opção mais viável para a Selva, onde o número de confrontos desfavoráveis diminui e ele pode adquirir recursos com mais segurança, além de ter um excelente gank. Apesar de outros campeões terem aparecido muito mais do que o Jax nas ligas principais, como Xin Zhao, Camille, Nocturne e Gragas, não há como ignorar seu potencial nessa rota.

Pro Build do Jax

Há poucas diferenças entre a build do Jax para a Rota Superior e para a Selva. Na Rota Superior, a Runa Conquistador é a opção mais utilizada pelos jogadores em geral, que também optam pela Árvore de Determinação como secundária, onde podem colocar um pouco mais de resistência para o Jax sobreviver por mais tempo na rota. Além disso, a Força da Trindade sempre foi a base do campeão, sendo um item quase que obrigatório para ele mostrar o seu potencial. Outros itens comumente utilizados são a Hidra Titânica, a Fúria de Sterak e o Anjo Guardião.

Os jogador Kim "Kiin" Gi-in, da Afreeca Freecs, e Jorge "Werlyb" Casanovas, ex-Fnatic e atualmente na MAD Lions, utilizaram de ambas as árvores em seus jogos com o Jax em 2018 e adquiriram uma boa porcentagem de vitórias.

Já na Selva, a Árvore de Precisão permanece, mas em vez da Runa Conquistador, os profissionais geralmente optam pela Runa "Pressione o Ataque" para o Jax. Com sua passiva de velocidade de ataque e sua habilidade "Energizar", o campeão pode ativar rapidamente o efeito da runa e ampliar o dano recebido de seu alvo no gank. A árvore secundária varia de jogador para jogador. Há aqueles que optam pela Árvore de Feitiçaria e outros que preferem potencializar o dano com a Árvore de Dominação.

Nas primeiras etapas das ligas de 2018, antes de outros campeões ganharem mais força no metagame da Selva e tirarem o Jax dos holofotes, foi possível ver jogadores como Go "Score" Dong-bin, da KT Rolster, e Danil "Diamondprox" Reshetnikov, da Gambit Gaming, mostrarem o potencial do Jax na Selva com a Runa Pressione o Ataque e uma construção de build, no geral, mais voltada para resistência, iniciando com o Titã Ardente. Porém, não é raro ver jogadores optarem pelo potencial de dano e velocidade de ataque e fecharem com Navalha Sangrenta, sendo também bastante viável.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.