Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Sony Vegas é um dos editores de vídeo mais completos e populares disponíveis para Windows e, embora seja pago, seus recursos costumam atrair amadores e profissionais. Veja como renderizar um projeto em diferentes resoluções, desde HD até o menor tamanho possível. 

Sony Vegas: dicas básicas para editar vídeo, conheça as ferramentas

Sony Vegas Pro capa (Foto: Reprodução/Sony)Renderize vídeos na resolução que quiser no Sony Vegas (Foto: Reprodução/Sony)

Passo 1. Ao importar um vídeo para começar a editar no Vegas, o programa seleciona automaticamente as propriedades originais como padrão para sua produção. Ou seja, se você utilizar um vídeo em 720p, o projeto estará também nessa resolução.

Para mudar a configuração basta acessar as preferências do vídeo, cujo atalho fica localizado acima da janela de prévia;

Acesse as propriedades do vídeo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as propriedades do vídeo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Na janela que se abre, você poderá escolher uma das resoluções pré-definidas disponibilizadas em uma lista. No exemplo, a edição é de um vídeo originalmente em HD para um filme em 480p, ideal para compartilhamento via Internet de baixa velocidade;

Escolha a resolução na lista (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha a resolução na lista (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Após selecionar a resolução base, você também tem opção de alterar as dimensões do vídeo manualmente nos campos do lado esquerdo da janela;

Mude medidas manualmente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mude medidas manualmente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. (Opcional) Se desejar diminuir bastante o tamanho do resultado, você também pode diminuir a taxa de frames;

Mude a taxa de frames para diminuir o tamanho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mude a taxa de frames para diminuir o tamanho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. (Opcional) Em “Full-resolution rendering quality”, o usuário pode determinar uma qualidade inferior para a próxima renderização, encolhendo o arquivo final para fins de teste;

Modifique o padrão de renderização (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Modifique o padrão de renderização (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Deixe marcada a opção “Adjust source media to better match project or render settings” e clique em "OK".

Marque a caixa para tornar vídeo e projeto compatíveis (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Marque a caixa para tornar vídeo e projeto compatíveis (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto! Agora a renderização do seu vídeo será feita normalmente com o formato e resolução desejada, independente do tamanho da qualidade da gravação original utilizada no projeto.

Quais são os melhores programas para edição de vídeo? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.