As notificações por push são uma parte essencial dos nossos smartphones. Sem eles, poderíamos perder mensagens importantes ou perder as últimas notícias à medida que elas acontecem. Infelizmente, parece que pode haver um grande problema com as notificações do Gmail no Android, que estão a chegar muito atrasadas. Ou seja, uma má notícia para quem depende muito do email.

Atrasos nas notificações do Gmail? Afinal o que se passa?

Num tópico recente no Reddit, um Redditor analisou os dados dos seus smartphones para descobrir qual o motivo para não ter visto as notificações do Gmail instantaneamente. Ora, esta pequena investigação concluiu logo à partida que as notificações atrasadas do Gmail são um problema real. O sistema Android “vê” a chegada do email, mas não envia qualquer notificação.

Ao longo da discussão deste post, há outros utilizadores a reportarem problemas semelhantes. Algumas pessoas deixam adivinhar que o problema pode ter origem no Doze, que é uma funcionalidade de poupança de bateria introduzida no Android 6.0 Marshmallow. O Doze diminui a velocidade ou desativa certas funcionalidades do Android para evitar o alto consumo de bateria.

Embora ainda não tenhamos certeza, parece que Doze impede o sistema Android de enviar notificações instantâneas por push para o Gmail até que outro evento aconteça. A título de exemplo, o Redditor que iniciou o tópico afirma que o Android envia apenas uma notificação do Gmail quando desbloqueia o smartphone.

Os registos detalhados fornecidos pelo Redditor – assim como o grande volume de pessoas que afirmam ter o mesmo problema de notificações atrasadas do Gmail – parecem sugerir que este pode ser um problema real. Para já, a Google ainda não esclareceu esta situação. No entanto isto não parece ser algo propriamente novo.

É que um tópico antigo do XDA Developers aborda este problema no que diz respeito ao OnePlus 6T. Este tópico fornece instruções sobre como executar uma solução básica: desligar o Doze. No entanto, desativar o Doze exige o uso de comandos ADB e a “correção” dura apenas até o smartphone reiniciar. Dito isto, dificilmente será uma solução final.

Leia também:

Android vs iOS – Qual é o melhor sistema operativo do mercado?

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.