A Netflix divulgou, na última terça-feira (14), uma pesquisa que revela quem são as pessoas que costumam bisbilhotar os perfis alheios de uma mesma conta. Na maioria dos casos, os "invasores" são parentes do dono da conta principal, que, geralmente, é quem paga o serviço. Os chamados "poluidores de perfil" podem gerar até algumas situações inusitadas. De acordo com a pesquisa, é comum que eles mudem as configurações, histórico e recomendações do usuário principal. Por isso, a pessoa pode abrir o app e se deparar com sugestões de conteúdo diferentes do que costuma assistir ou perceber que um filme ou episódio de série aparece como assistido mesmo antes de dar play.

O levantamento encomendado pela empresa foi realizado pela NetQuest em junho de 2020 com base em mais de mil respostas. A amostra, segundo o serviço de streaming, é representativa de uma população online adulta no Brasil. Os resultados mostram que metade (49%) dos entrevistados dizem ter seu histórico modificado por um terceiro. A prática é possível porque a plataforma não oferece uma segunda camada de senhas para acessar os diferentes usuários que compartilham uma assinatura.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Do total, cerca de um terço (34%) corresponde a pessoas que assistem a filmes e séries no perfil de um irmão. Uma quantidade um pouco menor (28%) das invasões é realizada por parceiros, enquanto outros 18% são culpa de crianças – nesse caso, talvez até mesmo sem intenção.

Veja também: Netflix: dicas que todo o assinante deveria saber

Apesar de não ser possível adicionar uma segunda senha, a plataforma recomenda três providências para evitar ou contornar o problema. O usuário deve, principalmente, ser assinante Premium e criar múltiplos perfis para compartilhar uma conta com várias pessoas. Além disso, é recomendado encerrar a sessão em todos os aparelhos caso haja um desconhecido com acesso à assinatura. Para famílias que gostam de assistir a filmes e séries juntos, vale criar um perfil compartilhado para toda a família compartilhar e receber sugestões personalizadas.

Caso alguém já tenha assistido algo no seu perfil, você pode eliminar o registro do histórico. Para isso, basta acessar o menu “Conta”, selecionar o conteúdo desejado, ir em “Atividade” e clicar no b

... otão com ícone de lápis ao lado do que se quer alterar. É possível, então, ocultar um filme ou episódio de série assistido sem autorização. No celular, o usuário pode ainda remover a fileira “Continuar Assistindo” inteira para não ser importunado com conteúdo indesejado.

Problemas com o app da Netflix na Smart TV? Veja como resolver no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.