Quem está pesquisando para comprar uma nova Smart TV na Black Friday vai perceber que as marcas vêm investindo em aparelhos premium com displays de OLED e QLED, além de TVs de LED tradicional. Mas qual a diferença? O Shoptime explica para você.

LCD e LED

A tela de LCD, o famoso cristal líquido, utiliza um emissor de luz traseira, que fica ligado o tempo todo para reproduzir as cores, incluindo o preto e o branco. Nas telas de LCD, a imagem é formada quando um impulso elétrico é enviado aos pixels compostos pelos cristais líquidos.

As telas de LED são a evolução do LCD. O processo de criação das imagens é quase o mesmo. A diferença é a luz traseira enviada aos cristais líquidos, que vem de microlâmpadas em um painel de LED. Por isso, as TVs de LED mais modernas alcançam mais cores, mais brilho e contraste e também são mais econômicas do que as antigas LCD.

QLED

Uma das tecnologias mais recentes, as TVs com pontos quânticos (quantum dot LED, ou QLED) prometem 100% de volume de cor, mais brilho e qualidade de imagem mais real. A tela QLED precisa de fonte de iluminação, que vem de uma camada de microscópicos cristais que absorve e emite frequências de luz para criar as cores e a imagem.

Apesar do maior volume de cor e brilho, o preto e os tons escuros das telas QLED costumam ser menos intensos.

OLED

As telas de OLED não usam iluminação traseira. Os pixels se acendem um a um quando estimulados por impulsos elétricos. A tela de OLED ("organic light-emitting diode”) é formada por diodos orgânicos que emitem a própria luz.

A tecnologia possibilita a criação de TVs mais finas, pois não há necessidade de painel de luz traseiro. Elas têm alto brilho e contraste e prometem cores puras, inclusive em tons escuros, já que o preto é formado por pixels desligados.

As desvantagens das Smart TVs de OLED são o preço mais alto e a possibilidade de "burn-in" após alguns anos de uso. Entretanto, alguns modelos já contam com recursos e atualizações para evitar isso.

Qual escolher?

Para quem está pesquisando Smart TVs para comprar na Black Friday, o Shoptime tem algumas dicas.

TVs de 32 polegadas em LED, em geral, tem resolução HD. São as menores e mais simples no mercado.

Aparelhos de 40 a 50 polegadas costumam aparecer com telas LED e qualidade Full HD.

É com resolução 4K (quatro vezes maior que Full HD) que se encontra a maior variedade de Smart TVs, atualmente. Há modelos de 43 a 80 polegadas, com grande variação de preço a depender se são lançamentos de 2020/21, se contam com taxa de atualização de 120 Hz e tecnologias diferenciadas, como inteligência artificial.

Nas TVs maiores, a partir de 50 polegadas, é mais fácil encontrar as opções de Smart TVs com telas de QLED e também de OLED. Esses são os modelos premium, que oferecem não apenas a qualidade superior do display, mas também novidades tecnológicas, funções aprimoradas e maior taxa de atualização.

Já começou a Black Friday do Shoptime. Acesse o site para conferir milhares de

... ofertas, descontos e os shows de Ludmilla, Simone & Simaria e Luan Santana.

Os shows serão exibidos no YouTube e no canal Shoptime (NET canal 29 e 529; Sky canal 33 e 433; e Oi TV canal 78), nesta quinta e sexta-feira. A programação completa está no hotsite da Black Friday.

Não deixe de baixar o app do Shoptime e aproveitar a Black Friday. São milhares de ofertas, descontos, cashback e frete grátis exclusivo no app.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.