O Adobe Acrobat Reader para celular Android ou iPhone (iOS) permite inserir anotações em documentos em PDF de forma prática. No smartphone ou tablet, esse aplicativo é ideal para pessoas que trabalham com memorandos, artigos acadêmicos e livros e que, em algum momento, precisam inserir lembretes ou links com complementos do texto na web. 
A função, que faz parte das ferramentas de edição do app, também pode ser usada em casos onde erros são encontrados, permitindo que o leitor deixe um lembrete para correção. Confira como colocar anotação num arquivo PDF pelo smartphone. O procedimento a seguir é o mesmo em dispositivos com Android ou iOS.
Como escanear documentos pelo celular com o Adobe Acrobat Reader
Aprenda a colocar anotações em um arquivo PDF pelo celular (Foto: Caio Bersot/TechTudo)
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Passo 1. Abra o documento PDF no Adobe Reader e toque no ícone de edição no canto inferior da tela. Em seguida, toque sobre o ícone de balão de texto, como mostra a imagem abaixo.
Opção para ligar as edições em um documento PDF no Adobe Reader (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
Passo 2. Toque no local onde deseja inserir a anotação. Feito isso, digite a mensagem na caixa de texto e selecione a opção “Salvar”.
Ação para adicionar lembretes em documentos no Adobe Reader (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
Abrindo uma anotação Passo 1. Após salvar o documento, você poderá abri-lo para visualizar as anotações. Para isso, basta tocar no ícone de balão de conversa amarelo. Você poderá ler ou optar por excluir aquele comentário. <...


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