Usuários de Mac devem formatar o computador e limpar os arquivos por completo para se desfazer do equipamento com segurança. O procedimento exige encerrar sua sessão de diversos serviços da Apple, além de apagar o disco e reinstalar o sistema do zero. Com isso, é possível deixar um MacBook, iMac ou Mac Mini como novo antes de vender e trocar por um modelo mais novo, por exemplo. Veja o passo a passo para remover seus dados do Mac, zerar o armazenamento e fazer uma instalação limpa do macOS.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Desautorizar Mac no iTunes

Passo 1. O primeiro passo é desatrelar o Mac à sua conta do iTunes. Para isso, abra o iTunes e acesse o menu “Conta”. Em seguida, navegue até a opção “Autorizações” e clique em “Desautorizar este computador”.

Passo 2. O programa exibirá um alerta avisando que o computador foi desautorizado com sucesso.

Finalizar sessão do iCloud

Passo 1. Depois, é preciso fazer logoff do iCloud no Mac. Comece acessando as preferências do sistema.

Passo 2. Acesse a opção “iCloud”.

Passo 3. No canto inferior esquerdo, clique em “Finalizar sessão” e selecione a opção "Manter uma Cópia" na sequência.

Sair do Mensagens

Passo 1. O aplicativo Mensagens do Mac permanece logado mesmo depois de sair da sua conta no iTunes e no iCloud. Para resolver, abra o app e acesse o menu “Mensagens > Preferências”.

Passo 2. Na aba “iMessage”, clique em “Finalizar sessão”.

Passo 3. Uma janela de alerta irá abrir pedindo que você confirme a solicitação. Clique novamente em “Finalizar sessão”.

Apagar disco

A única maneira de remover seus dados do Mac com segurança é apagando o disco por completo. Para isso, é preciso acessar o ambiente de recuperação do computador.

Passo 1. Desligue o Mac e ligue novamente. Enquanto a máquina inicia, mantenha pressionadas as teclas Command+R para acessar a recuperação. Em seguida, selecione a opção “Utilitário de disco”.

Passo 2. Marque o disco interno no menu lateral e clique em “Apagar”.

Passo 3. Digite um nome para o disco do Mac no primeiro campo. Abaixo, selecione APFS para configurar o disco no formato Apple File System. Clique em "Apagar" para finalizar o procedimento.

Reinstalar macOS

Passo 1. Após apagar o disco, retorne à recuperação do Mac e selecione a opção “Reinstalar macOS”.

...

Passo 2. Clique em “Continuar” para iniciar o processo de instalação do sistema.

Passo 3. Aceite os termos de uso para prosseguir.

Passo 4. Selecione o seu disco recém-formatado e clique em “Instalar”. A partir daí basta esperar a instalação ocorrer por conta própria.

Vale a pena comprar o novo iMac 2017 ou melhor o iPad Pro? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.