Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Near Field Communication, ou NFC, é uma tecnologia que promete facilitar bastante a vida de usuários do Android e Windows Phone. Com ela, é possível transferir dados entre telefones ou usar pequenas tags para realizar ações no telefones, como abrir um aplicativo. Caso você queira saber mais da tecnologia, o TechTudo preparou um pequeno tutorial sobre como abrir um aplicativo automaticamente com o NFC.

Como compartilhar sites entre Android e Windows Phone via NFC?

Tags NFC podem ser usadas para abrir aplicativos e outras funcionalidades (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Tags NFC podem ser usadas para abrir aplicativos e outras funcionalidades (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Para esse tutorial, utilizaremos Tags NFC, que são pequenos adesivos ou botões que podem ser encontrados na Internet com um valor a partir de R$ 10.

Passo 1. Baixe o NFC Tools no seu telefone. Após abrir o aplicativo, encoste a tag na parte traseira do telefone. O aplicativo reconhecerá e exibirá informações sobre a mesma;

NFC Tools pode ser usado para gravar um comando na sua tag NFC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)NFC Tools pode ser usado para gravar um comando na sua tag NFC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Selecione a aba “Escrever” e, em seguida, toque no botão “Adicionar para salvar”. Na tela seguinte, toque na opção aplicativo;

NFC Tools pode ser usado para gravar um aplicativo na tag NFC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)NFC Tools pode ser usado para gravar um aplicativo na tag NFC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Toque no botão ao lado da caixa para selecionar um app do seu telefone.  Escolha o aplicativo de sua preferência. Como exemplo, escolheremos o WhatsApp;

NFC pode ser usado para abrir WhatsApp ou outro aplicativo automaticamente no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)NFC pode ser usado para abrir WhatsApp ou outro aplicativo automaticamente no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Na próxima tela, toque em OK para finalizar o comando. Toque no botão escrever para importar o comando para a sua Tag NFC;

NFC Tools escreverá o comando na sua tag para que você possa abrir o aplicativo automaticamente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)NFC Tools escreverá o comando na sua tag para que você possa abrir o aplicativo automaticamente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Aproxime o seu celular da tag NFC novamente e aguarde até que a mensagem “gravação concluída” seja exibida.

NFC abrirá o aplicativo escolhido pelo usuário automaticamente (Foto: Elson de Souza/TechTudo)NFC abrirá o aplicativo escolhido pelo usuário automaticamente (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Pronto! Agora, quando você aproximar seu telefone daquela tag, o aplicativo será automaticamente aberto!

O que é o Near Field Communication? Veja no Fórum do TechTudo

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.