O Doodle do Google presta uma homenagem ao dia das mães, comemorado hoje (22) em alguns países do mundo. A imagem do buscador celebra a presença materna com figuras que variam de acordo com o país e, em todos os desenhos, a mãe aparece lendo um livro para os filhos. Porém, o curioso é que a figura feminina (e das crianças) varia dependendo do lugar, caracterizando os diferentes povos espalhados pelo mundo. 

doodle (Foto: Reprodução)Doodle na Polônia traz mãe e crianças loiras e brancas (Foto: Reprodução)

Na Indonésia, Panamá e Tailândia, as mães e os filhos são representados com cabelos negros e peles claras. No Oriente Médio, os cabelos escuros se mantêm, mas o tom de pele desta vez é escuro. Já na Polônia, a mãe e os filhos são representados com cabelos loiros e peles brancas. 

doodle (Foto: Reprodução)Doodle no Oriente Médio mostra personagens negros de cabelos escuros (Foto: Reprodução)

Além dos cabelos e tons de pele, o fundo dos Doodles também muda conforme a região. Na Indonésia, Oriente Médio, Panamá e Polônia, as figuras estão representadas com um fundo azul, cheio de estrelas e planetas - o que parece ser uma alusão a noite. Já a Tailândia vem desenhada na frente de um fundo branco. 

doodle (Foto: Reprodução)Doodle da Tailândia é o único com fundo claro (Foto: Reprodução)

Os primeiros movimentos com o intuito de se criar uma data para celebrar o Dia das Mães ocorreram nos Estados Unidos em 1958, quando a ativista Anna Maria Reeves Jarvis fundou o Mother’s Friendship Days (“Dias de Amizade para as Mães”, em português) com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças filhas de famílias de trabalhadores. Em 1865, Jarvis organizou outro evento para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão, que assolava os Estados Unidos na época. Cinco anos depois, foi a vez da escritora Ju

... lia Ward Howe publicar o manifesto Mother’s Day Proclamation, no qual pedia a paz e o desarmamento depois da Guerra.

Porém, foi só em 1914 que o feriado foi, de fato, legalizado. Sete anos após a metodista Anna Jarvis, filha de Ann Maria Reeves Jarvis, lutou para que a data fosse reconhecida como uma homenagem a todas as mães, sempre no segundo domingo de maio. A sua intenção era que cada família tivesse um dia para festejar a sua mãe.

Qual foi o melhor Doodle da história do Google? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.