Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Na hora de procurar um apartamento novo para comprar, muitas vezes a gente até se assusta com o preço e fica sem saber por que uma região ou um imóvel pode ser tão mais caro ou mais barato que outro. Muitas vezes, é um resultado da valorização do bairro ou do condomínio, o apartamento foi reformado ou recebeu melhorias que justificam o valor mais alto, mas, em outros momentos, é apenas um preço acima do mercado e é por isso que você precisa ficar atento para saber diferenciar os dois casos.

Um imóvel bem valorizado pode ser uma ótima aquisição para quem pretende fazer um investimento, pois dará um bom retorno na hora de revender. Veja alguns aspectos que você precisa analisar para saber se o imóvel está valorizado:

Localização

Nesse critério, não é necessário saber somente se o apartamento fica em um bairro nobre, mas, sim, se o local tem boa infraestrutura de comércio, serviços, se tem potencial de crescimento, projetos de obras futuras, acesso facilitado, etc. Também leve em conta outros critérios, tais como os vizinhos, o trânsito local e o nível de segurança. Qualquer ponto negativo ou duvidoso em algum desses aspectos pode depreciar o valor do imóvel no futuro (não tão distante assim). Veja como avaliar a localização do imóvel!

Lembrando que tudo depende da sua demanda e do seu perfil, claro. Pode ser que a região não preencha todos esses requisitos, mas seja o lugar onde você sempre quis morar ou seja próximo da sua família. Quando existem fatores como esses, o que vai realmente determinar o valor de um imóvel é a sua condição e estrutura.

Dúvidas quanto ao financiamento e preço de imóveis

Em muitas situações, você só sabe o que quer em um apartamento, mas não tem a mínima noção se o que você procura é bem valorizado e se o preço do imóvel está bom. Além disso, as muitas dúvidas que surgem sobre os financiamentos podem te impedir de fechar um bom negócio.

Para escolher um bom imóvel e saber se você está fazendo um bom investimento, é necessário saber o preço médio do que você procura (pesquise pela região ou pelo tipo do apartamento) e ver se vai caber no seu bolso. Feito isso, pesquise bastante sobre as formas de financiamento e veja as condições de cada uma, calcule os juros, veja como vai ficar o valor das parcelas e o total ao fim do processo para não ter surpresas e nem pagar um preço abusivo.

Com atitudes de investidor, o imóvel é bem valorizado

Evite tomar atitudes precipitadas por empolgação. Analise primeiro a proposta do imóvel, olhe bem a estrutura, o acabamento, a distribuição dos cômodos e pense em possíveis melhorias que podem ser feitas para valorizar o apartamento depois.

Mas se a intenção for vender futuramente, tome cuidado para não deixar o imóvel muito personalizado para o seu gosto. Ele poderá agradar um público em geral, mas não se encaixar no gosto de outro, limitando a possibilidade de encontrar um comprador. Quanto mais potencial as pessoas veem de deixar um imóvel com a cara delas, mais ele é interessante para o mercado.

O que você costuma observar na hora de procurar um apê? Conhece outras dicas que podem indicar a valorização do imóvel? Conte pra gente!


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.