Os jogos competitivos, como League of Legends (LoL) e Call of Duty, também são marcados por rivalidades. Assim como acontece nos esportes tradicionais, os esportes eletrônicos têm embates entre países e times que já são conhecidos como clássicos pela comunidade. Indo além do "Brasil vs Argentina", do futebol, o TechTudo reuniu cinco casos de rivalidades nos esportes. As "brigas" surgiram após provocações entre jogadores e também entre as próprias torcidas.

Team SoloMid vs Counter Logic Gaming (League of Legends)

A rivalidade entre TSM e CLG é uma das maiores do cenário norte-americano de League of Legends. A razão principal se dá por conta do fundador da TSM, Andy "Reginald" Dinh, ter vestido a camisa da CLG em 2010. Reginald acabou deixando a CLG para criar sua própria organização e consequentemente competir contra sua antiga equipe. Além disso, a rivalidade ganhou diversos capítulos com o passar dos anos, com ambas disputando a liderança do LoL norte-americano e fazendo grandes atuações em partidas decisivas.

A saída do atirador Yiliang "Doublelift" Peng da CLG para vestir a camisa da TSM no final de 2015 também aumentou o antagonismo entre os times. Por causa da mudança do jogador, a temporada de 2016 foi uma das mais marcantes para a rivalidade entre as duas equipes.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Natus Vincere x Alliance (DotA 2)

A rivalidade entre Natus Vincere e Alliance é tão famosa no cenário de DotA 2 que até recebeu um apelido: "El Clasico". As equipes foram protagonistas da série que é conhecida como uma das melhores da história do competitivo do MOBA: a grande final do The International em 2013. A série MD5 foi vencida pela Alliance por 3-2, e ficou marcada por belas jogadas, pelo equilíbrio entre as equipes e por firmar uma das maiores rivalidades do jogo da Valve.

Na'Vi e Alliance voltaram a se enfrentar em outras oportunidades e deram ainda mais motivos para desavença no "El Clasico". Com o passar do tempo, as constantes mudanças de line ups apagaram a fama do confronto no cenário do jogo, mas a disputa ainda é lembrada até os dias de hoje pelos fãs do game que acompanham o competitivo há muitos anos.

Brasil x Turquia (League of Legends)

Brasil vs Argentina? Diferente do futebol, no League of Legends, o Brasil criou uma rivalidade com um país bem mais distante: a Turquia. O primeiro encontro entre equipes de ambas as nações foi em 2013, quando a paiN Gaming enfrentou a Dark Passage pelo primeiro torneio International Wildcard. Na ocasião, a paiN saiu vitoriosa, tanto no confronto na fase de grupos como nos playoffs. Porém, essa partida foi apenas um pequeno passo para uma rivalidade inesperada.

Em 2015 e 2016, foi a vez da INTZ enfrentar os turcos. Os brasileiros protagonizaram grandes partidas contra equipes como a própria Dark Passage, a Besiktas e a SuperMassive. Entre altos e baixos, a rivalidade foi crescendo e evoluiu ainda mais com a RED Canids e a Team One também confrontando os turcos. O ápice da desavença foi em 2018, quando a KaBuM! e-Sports enfrentou a SuperMassive no Mid-Season Invitational, e ambas as equipes e seus respectivos torcedores trocaram diversas provocações no Twitter antes do confronto.

League of Legends para celular é verdade? Comente no Fórum do TechTudo

OpTic Gaming x FaZe Clan (Call of Duty)

OpTic vs Faze é uma rivalidade bastante amigável no cenário de Call of Duty. A OpTic foi criada em 2006 por "KR3W" e passad

... a em 2007 para seu dono atual, Hector "H3CZ" Rodriguez. A FaZe foi fundada em 2010, uma época em que a OpTic já tinha uma boa comunidade de fãs formada. Mesmo que fossem adversários em Call of Duty, H3CZ acreditava que a competitividade e o profissionalismo eram as chaves para o cenário do game crescer. Por isso, deu diversas dicas para a FaZe tomar a direção certa para se tornar uma grande equipe no futuro.

A rivalidade começou ainda no YouTube, antes do cenário competitivo do jogo se consolidar, com vídeos de jogadas de snipers em Call of Duty e disputas para ver quem conseguia o maior número de seguidores. No competitivo, seus confrontos começaram a partir de 2013, na MLG Winter Championship, quando a FaZe dava seus primeiros passos nos esportes eletrônicos. Dessa forma, a disputa as entre organizações amigas continuou no CoD e se espalhou para outras modalidades.

América do Norte x Europa (League of Legends)

A rivalidade entre as regiões da Europa e América do Norte começou a surgir no primeiro Mundial de LoL em 2011, quando a europeia Fnatic se sagrou campeã. No entanto, a desavença cresceu de verdade apenas no mundial de 2013, quando a própria Fnatic derrotou a Cloud9, sensação da liga norte-americana na época. Isso contrariou jogadores profissionais americanos, como Brandon "Saintvicious" DiMarco e Alberto "Crumbz" Rengifo, que criticavam táticas europeias e chegaram a duvidar que uma equipe da Europa sairia da fase de grupos do mundial.

O debate entre os fãs norte-americanos e europeus sobre qual região é a mais forte acontece até os dias de hoje. Apesar da rivalidade ser mais clara entre as torcidas, jogadores como Luka "Perkz" Perković, da G2 Esports, e Nicolaj "Jensen" Jensen, hoje na Team Liquid, já saíram em defesa de suas respectivas ligas e tornaram o antagonismo ainda maior.

Via Dot Esports, Inventglobal, Redbull, Dexerto e Gosugamers



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.