O início de 2020 tem estado cheio de novas ameaças ao gigantesco sistema operativo mobile da Google. É um software que é atacado por todos os lados, e que infelizmente, não é protegido de forma suficientemente eficaz pelo seu próprio criador.

Afinal de contas, já foram muitos os avisos que fizemos nas últimas semanas para retirar aplicações do seu smartphone. Apps que entre si já tinham milhões de downloads por esse mundo fora! Estamos a falar de software distribuído pela própria Google Play Store, sendo capaz de entrar na sua conta de Facebook, de lhe roubar informação privada na sua conta Google, entre muitas outras coisas…



Pois bem, como se tudo isto não fosse suficiente, hoje tivemos um novo alerta!

Cuidado! A segurança no Android continua a desiludir…

Portanto, enquanto andámos a avisar que deveria apagar umas quantas aplicações do seu smartphone, a conhecida firma de segurança Malwarebytes apanhou umas das maiores infecções de sempre no mundo Android! Uma peça de malware que já anda a circular há bastante tempo, e que pelos vistos até é resistente ao Reset de Fábrica!

Sim, formatar o telemóvel não irá remover este malware! Mas vamos tentar perceber o que realmente se passa…

No passado mês de Agosto, o malware xHelper já tinha sido apanhado em 33.000 aparelhos Norte Americanos pela firma Malwarebytes. O que claro está, fez com que vários especialistas de segurança começassem a investigar o que realmente se estava a passar.

Pois bem, este xHelper é no verdade um ‘Trojan Dropper’, sendo capaz de instalar aplicações maliciosas em qualquer aparelho que as consiga executar.

Mas o que torna este software realmente assustador, é o facto de conseguir sobreviver a quase todas as formas de defesa do utilizador, incluindo o Reset de Fábrica, ou como quem diz… O tradicional format.

Em suma, o xHelper é realmente persistente, sendo capaz de se re-instalar a si próprio após a formatação da memória do smartphone. Aliás, após ter sido apagado uma vez, o próprio malware aprende a esconder-se dentro do launcher do sistema.

O que faz o ‘malware’ xHelper além de ser persistente?

Muito resumidamente, é capaz de instalar outras aplicações maliciosas, sendo ainda capaz de fazer download de rootkits para comprometer ainda mais o aparelho afetado. Dito tudo isto, os especialistas acreditam que o malware é capaz de não só roubar quase todo o tipo de informações privadas do utilizador, como até tomar completo controlo do aparelho.

Além de tudo isto, irá ainda receber vários tipos de anúncios publicitários do nada. E também irá ver páginas web a serem abertas de forma completamente automática.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.