Quando se fala em videogames, hoje em dia, os nomes “PlayStation”, “Xbox” e “Super Nintendo” podem surgir na mente de todo mundo. Só que poucos sabem quais foram os “pais” desses aparelhos. Pensando nisso, o TechTudo resolveu contar histórias sobre os primeiros consoles lançados no mundo.
Técnicos do Google criam computador que aprendeu a jogar Atari sozinho 
Uma característica que marcou a primeira geração de consoles de videogames é o fato de eles trazerem jogos embutidos em sua memória, com gráficos primitivos, constituídos de linhas e pontos. Outros elementos, como a falta de áudio ou sons reproduzidos em apenas um canal mono, também faziam parte desse começo dos games.
Magnavox Odyssey, o primeiro videogame do mundo (Foto: Reprodução/Wikimedia)
Magnavox Odyssey (1972) O primeiro console a ser lançado comercialmente foi o Magnavox Odyssey. Ele foi concebido pelo pai dos videogames, Ralph Baer. Inicialmente chamado de The Brown Box, por causa do seu design, o console nasceu de uma ideia de Baer em 1951, mas teve o seu primeiro protótipo construído em 1966. Com o passar dos anos, o projeto evoluiu, sendo lançado oficialmente em 1972. Por ter gráficos primários, o console vinha acompanhado com telas translúcidas que deveriam ser aplicadas na frente da TV. Com o console ligado, essas telas serviriam como o cenário de vários jogos e simular cores para os games. O Odyssey ainda trazia um periférico impressionante para a época: uma light gun usada para um jogo de tiro. Inclusive, de acordo com o International Journal of Computer Game Research, a criação dessa arma para o console foi feita em parceria com a Nintendo, em 1971, a primeira vez que a empresa japonesa se envolveu com videogames.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone Home Pong (1975) Três anos após o lançamento do Odyssey, a Atari lançou no mercado Pong, um console que trazia em sua memória o jogo de arcade. O console era constituído de dois botões que controlavam as barras durante as partidas.
Pong caseiro, lançado pela Atari (Foto: Reprodução/Wikimedia)
O console ajudou a popularizar o nome da Atari no mundo dos games, apesar de ser o estopim de um processo movido pelos criadores do Odyssey, já que a empresa utilizou o game e a tecnologia sem a autorização da Magnavox. Telstar (1976-1978)
Um dos 14 modelos de console da série Telstar (Foto: Reprodução/Wikimedia)
Aproveitando a popularidade de jogos como Pong, a Coleco lançou uma ...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.