Todo mundo que cuida de casa está acostumado a receber visitas e fazer faxina. Dependendo do lugar onde a pessoa mora, a forma como ela vai lidar com essas ações muda muito. Quem mora em apartamento pequeno precisa ficar atento a alguns cuidados especiais que esse perfil de espaço necessita.

As pessoas que nunca moraram em um local menor terão que se adaptar a experiência no dia dia.  É quase como ter sempre em mente a frase “Eu uso o necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais”, do filme Mogli, O Menino Lobo. A adaptação tem que acontecer desde antes da mudança para o apartamento menor.

Morando em um apartamento pequeno

É hora de começar a empacotar tudo e mudar para um novo lar. Acontece que o apartamento será bem menor, então é preciso pensar em organização.

Como cada apartamento pequeno tem uma distribuição diferente dos cômodos, o ideal é que os novos moradores já tenham visitado o lugar e imaginado como todos os móveis e eletrodomésticos ficarão lá dentro.

Provavelmente o excesso precisará ser doado para familiares e amigos ou revendido. Avaliada a distribuição de cada ambiente do novo lar, é hora de pensar em como arrumar tudo.

Quarto:

Cama e guarda-roupa são os dois móveis essenciais. Para os que moram sozinhos, vale pensar se é melhor ter a cama de casal também.

Além do conforto na hora de dormir, ela facilitará no momento de receber visitas que vão passar um tempo e evitará que seja preciso de espaço para guardar colchões. Caso queira e se tiver espaço, o ambiente pode ter também uma mesa de estudos.

Banheiro:

Invista em um box. O banheiro de um apartamento pequeno também terá um espaço reduzido. Quem não quiser enxugar todo dia, separar o espaço do chuveiro do resto do ambiente facilitará a rotina.

Dentro do box vale ter um suporte para shampoo (os aramados são uma ótima opção). Acima da pia pode-se instalar um armário aéreo que guarde as escovas de dentes, pastas e outras amenidades do dia a dia.

Alguns banheiros de apartamentos pequenos costumam servem como um complemento da área de serviço com um armário debaixo da pia. Ele ajudará a guardar produtos como detergentes e sabão em pó. E o pendurador de toalhas? Existem penduradores móveis que podem ser colocados e retirados da porta do box.

Cozinha:

Fazer móveis sob medida é a solução ideal para os perfeccionistas. Assim como o banheiro, a cozinha pode também cumprir o papel de área de serviço, principalmente se for no estilo americana, que é junto à sala, e não dá muito espaço para lavanderia. É importante não guardar nos móveis louça e comida próximas aos produtos de limpeza.

A quantidade de pratos e talheres deve ser o suficiente para os moradores e a média de convidados que recebem para um jantar, por exemplo. Os eletrodomésticos que não podem faltar são geladeira e fogão. Hoje em dia existem diversos modelos de fogões que vão de uma boca até seis. Dependendo do uso do morador, é possível ter um que ocupe menos espaço.

Sala:

Televisão, mesa de jantar e sofá resumem esse ambiente. O sofá do modelo que vira cama ajuda na economia de espaço. Hoje em dia as televisões podem ser penduradas na parede. Quem prefere deixar ela sob um rack, pode aproveitar as estantes para guardar livros e colocar porta-retratos.

Já uma mesa do modelo dobrável facilita a circulação de pessoas quando não estiver sendo usada.

Se a cozinha for americana, do estilo que tem um balcão, nem é preciso de mesa, principalmente para quem mora sozinho.

Área de Serviço:

Alguns apartamentos pequenos não têm esse espaço. Antes de pensar em levar uma máquina de lavar, é preciso checar se vai caber ou se o condomínio oferece serviço de lavanderia. Para estender as roupas existem varais portáteis que podem ser guardados encostados na parede.

Hora da limpeza

Por conta do espaço, fazer faxina em um apartamento pequeno é mais rápido. A diferença é que qualquer bagunça é facilmente percebida. Como alguns apartamentos têm cozinha americana, por exemplo, ficam visíveis a bagunça da pia, área de serviço e sala.

Alguns imóveis na maioria das vezes possuem apenas um banheiro. Quem não é acostumado a limpá-lo periodicamente precisará aprender a manter a higiene do local sempre.

Recebendo visitas

Quem não gosta de convidar os amigos para ir em casa, seja para bater um papo, ouvir um som fazendo um esquenta antes da festa ou até mesmo virar a noite? Independente do tamanho do apartamento, é sempre bom ficar atento às regras de condomínio. O anfitrião tem que lembrar aos convidados sobre barulho e volume do som. Receber visitas em um apartamento pequeno implica em outra peculiaridade: o número de convidados.

Quem convida os amigos para ir em casa precisa lembrar  que existe a possibilidade de o lugar ficar muito apertado. Enquanto por um lado existe a facilidade na hora de manter a casa arrumada, por outro a lista de convidados têm que ser reduzida na hora das festas.

Nada impede de checar a disponibilidade das áreas comuns do prédio e das normas de utilização com visitantes. Elas podem ser o suficiente para a quantidade de pessoas a serem convidadas.

Você mora em apartamento pequeno?  Conte nos comentários!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.