Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Por Isabella Rocha, Para o TechTudo


Uma falha no Spotify pode fazer o app ficar fechando sozinho. Algumas razões podem levar ao comportamento irregular, como a falta de atualização do serviço e a baixa velocidade da Internet, por exemplo. O problema atinge a modalidade Free (grátis) da plataforma de música em celulares Android e iPhone (iOS), de acordo com os depoimentos registrados no fórum oficial do player.

Para ajudar os usuários prejudicados com a situação, o TechTudo preparou uma lista com alternativas simples que podem ser aplicadas para identificar a procedência do erro. Atitudes como a reinstalação do aplicativo e a retirada do cartão SD também podem solucionar a questão. Vale lembrar que o Spotify também oferece as versões Premium, com todos os recursos, por R$ 16,90 mensais; e Lite, plataforma grátis e mais econômica do streaming exclusiva para o sistema operacional do Google. Veja a seguir como corrigir o bug e recuperar as funções do Spotify.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. ATUALIZE O APP

No Android

Abra o Google Play e use o campo de busca para encontrar o Spotify. Em seguida, o app aparecerá com a alternativa "Atualizar" e, então, toque nesta opção. Após o processo, a plataforma vai te oferecer a sugestão de "Abrir". Esta orientação serve para os aparelhos em que a atualização automática não esteja ativada – quando conectado à rede Wi-Fi.

No iOS

O mesmo ocorre para os usuários do iPhone. Abra a App Store e vá em "Atualizações", no canto inferior direito. Em seguida, encontre o Spotify e toque em "Atualizar". Após o processo, a plataforma vai te oferecer a sugestão de "Abrir".

2. REINSTALE O SPOTIFY

Outra opção é desinstalar o serviço e instalar novamente. Vale lembrar que a ação altera a experiência no player: todas as músicas salvas para ouvir offline precisarão ser baixadas novamente.

No Android

Para desinstalar o Spotify, pressione o ícone do app e arraste-o para a lixeira ao lado de "Uninstall" ("Desinstalar"). Após isso, vá até a loja oficial Google Play e instale novamente a plataforma.

No iOS

Para excluir o aplicativo do sistema da Apple, mantenha-o até o ícone começar a se "tremer". Em seguida, toque no "x" localizado no canto superior esquerdo do símbolo. Por fim, selecione "Apagar". O Spotify pode ser reinstalado a partir do download na App Store.

3. VERIFIQUE A CONEXÃO DE INTERNET

O funcionamento da Internet também pode influenciar no comportamento da plataforma de música. Para checar essa hipótese, teste o app conectado a uma rede Wi-Fi. O usuário vai precisar desativar a conexão por 30 segundos do dispositivo e depois vinculá-lo novamente. Caso seja uma conexão móvel, verifique se há dados suficientes junto com a operadora telefônica. Para a execução do sistema é recomendado o uso de uma Internet com, no mínimo, conexão 3G. O sinal fraco pode ser um dos motivos para que o aplicativo feche ou deixe de reproduzir as músicas.

4. RETIRE OU FORMATE O CARTÃO SD

Outra medida que pode ser útil é a retirada do cartão SD, seguido de um teste para saber se o Spotify atua sem o dispositivo. O recurso de memória tem se tornado pouco usado em novos modelos de smartphone. Além disso, para executar o player, o cartão precisa ter – no mínimo – 1 GB de capacidade disponível. Uma alternativa é verificar se o cartão está posicionado corretamente no suporte. Por fim, se nenhuma dessas opções funcionarem, vale formatar o dispositivo SD.

Disponível apenas para o sistema Android, o card pode ser pelo próprio celular. Basta ir em "Configurações" e selecionar "Armazenamento". Com esse caminho, será exibida a opção referente ao cartão SD e a partir dela será possível formatar o material (veja como fazer).

Caso nenhuma das alternativas sirvam para o retorno do funcionamento, acesse o perfil de suporte do Spotify no Twitter (@SpotifyCares) e faça sua reclamação. Os fabricantes do aparelho podem ser contatados para saber da chance de incompatibilidade do smartphone com o aplicativo.

Via Spotify (1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7)

Qual é o melhor streaming de música? Opine no Fórum do TechTudo.

Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.