A AMD está no topo do mundo! No entanto, não parece que queira tirar já o pé do acelerador! Afinal de contas, a empresa veio agora a público revelar que já está a desenvolver as arquiteturas Zen 4 e Zen 5, para continuar o ataque à Intel.



Aliás, as arquiteturas Zen 4 e Zen 5 estão a ser desenvolvidas por duas equipas de design separadas, mas em constante comunicação, de forma a garantir que o futuro dos CPUs AMD Ryzen está garantido.

Cuidado Intel! AMD Zen 4 e Zen 5 já estão em desenvolvimento! Entretanto, a arquitetura Zen 3 (Ryzen 4000) está a menos de 1 ano de distância

Portanto, esta é a primeira vez que a AMD veio a público falar de forma oficial da arquitetura Zen 5. Um dos próximos passos, de uma arquitetura primeiramente desenhada e pensada pelo lendário Jim Keller, que curiosamente faz agora parte do staff da Intel.



Ver a arquitetura Zen chegar à iteração número 6 (temos de contar com a Zen+), é desde logo um sinal de sucesso tremendo! Afinal de contas, a antiga arquitetura Bulldozer apenas teve 4 gerações antes de chegar ao fim de vida.

Aliás, a arquitetura Zen já vai com 3 gerações (Zen 1, Zen+ e Zen 2), todas elas com imenso sucesso no mercado.

AMD Zen 3 em 2020, Zen 4 em 2022 e Zen 5 ainda sem data de lançamento

Em suma, os Ryzen 4000 (Zen 3 7nm+) deverão chegar ao mercado na segunda metade do ano, muito provavelmente na mesma altura em que os Ryzen 3000 chegaram (Julho/Agosto). Mantendo a compatibilidade com a atual plataforma AM4! Ou seja, se tem uma motherboard decente equipada com um processador Ryzen, é provável que possa fazer upgrade no próximo ano sem trocar mais nada.

Entretanto, a arquitetura Zen 4 (5nm) apenas deverá chegar em 2022… Por isso, em 2021 devemos ver novamente a utilização do clássico ‘+’, com uns Ryzen 5000 baseados na arquitetura Zen 3+. Contudo, com a chegada nos produtos baseados na arquitetura Zen 4, é também provável que a AMD mude de plataforma.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.