Há algumas semanas falámos na Leak de uma nova funcionalidade que permite detetar acidentes de automóvel e que ia chegar ao novo Pixel 4. Isto está integrado numa nova app chamada “segurança pessoal” que tinha aparecido mas desapareceu da Play Store. Ora depois da Google ter oficializado o Pixel 4 e o Pixel 4 XL confirmou que a deteção de acidentes está disponível nos novos modelos Pixel. O Pixel 4 tem, mas o 3 não.

Pixel 4 tem a capacidade de salvar vidas em caso de acidente

O Pixel 4 determina se ocorreu um acidente de automóvel usando sensores de movimento e ouvindo sons específicos; a localização do smartphone também é utilizada. Isto requer permissões para localização, atividade física e microfone. Entretanto, esta funcionalidade não vai funcionar se o dispositivo estiver a utilizar o modo avião ou se o sistema de poupança de bateria estiver desligado.

Como é que tudo funciona?

Se a deteção de acidente de carro estiver ativada e o Pixel 4 determinar que houve um acidente, o dispositivo vai vibrar e tocar alto. Depois pergunta (pelo alti-falante e no ecrã) se o utilizador necessita de ajuda. Dito isto, teremos 60 segundos para responder; dizer “Emergência” ou tocar duas vezes no botão de emergência. Nesse momento é estabelecida uma chamada para os serviços de emergência. No entanto, se carregarmos em “Estou bem” ou dissermos “Cancelar” a ligação será interrompida. Se a pessoa desmaiar e estiver muito ferida e não houver nenhuma resposta o dispositivo liga automaticamente para os serviços de emergência e partilha o local do acidente.

Entretanto, a Google fez uma ressalva. É que a detecção de acidentes de carro não funciona em todos os acidentes. O smartphone pode ficar danificado ou então pode não existir conetividade sem fos. Atenção que para já este serviço apenas está disponível nos EUA e como não é de estranhar em inglês.

Como se ativar?

Assim que um SIM é adicionado ao Pixel 4, o utilizador pode configurar a Deteção de colisão através da aplicação Segurança pessoal. Quando a app estiver aberta, aceda a Configurações e, em Condução, carregue em Detecção de acidente de automóvel. Para que tudo funcione os utilizadores devem optar por partilhar a localização em todos os momentos.

Leia também:

Smartphones para jogos vão ter de ser certificados pela Google

Android 10 acabou silenciosamente com uma funcionalidade

Trotinetes magoam centenas de pessoas. De quem é a culpa?


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.