A AMD está a fazer furor no mercado de processadores, graças a todo o sucesso que os Ryzen 3000 estão a ter. No entanto, é preciso ter em conta que a Intel está a preparar uma nova gama de produtos para tentar responder à sua rival, os Intel Core 10000.

Por isso, é provável que todos os interessados numa atualização ou num PC completamente novo tenham agora uma única dúvida em mente… Comprar já uma nova máquina baseada na plataforma AMD Ryzen, ou esperar pelo lançamento dos novos CPUs Intel?

AMD Ryzen 3000 ou Intel Core 10000? Qual é a melhor opção?

Portanto, a resposta aqui é exatamente a mesma que tenho dado nos últimos meses, a escolha depende sempre do seu caso de uso! Além disto, os novos processadores de 10ª geração Intel ainda não foram oficialmente lançados. Por isso, tudo o que sabemos é baseado em ‘ls’ de especificações e benchmarks. (Que normalmente não falham, mas que também não contam a história toda)



Dito tudo isto, geralmente aconselho sempre uma máquina Ryzen, ainda assim, há alguns casos em que vale a pena olhar para aquilo que a Intel oferece.

Muito resumidamente, se quer ter a melhor performance Gaming do mercado, vai ter de optar pelos novos processadores Intel. É que apesar dos esforços da AMD e Intel no mundo dos multi-processadores, a verdade é que os estúdios ainda são uma vergonha a aproveitar o potencial de multi-threading dos produtos atuais.

É devido a esta situação que a Intel continua a ter a vantagem na frequência e IPC!

Aliás, caso não saiba, o 9900K continua a ser o processador mais poderoso para jogos, mesmo tendo em conta a existência dos Ryzen 9 3900X e 3950X. Dito isto, os novos Intel de 10ª geração até vão aumentar significativamente a frequências base e ‘boost’, conseguindo chegar facilmente aos 5GHz em todos os núcleos.

Contudo, se por acaso quer fazer mais com o seu PC do que apenas jogar. Então não tem grande solução senão optar pelo mundo dos AMD Ryzen. Esta é a melhor escolha para a produtividade. Sim, mesmo com os novos Intel Core a trazerem HyperThreading (o dobro das threads) em toda a gama, não me parece que consigam rivalizar com a oferta da AMD neste campo.

Ao fim ao cabo, apesar de todos os esforços da Intel, a utilização do processo de produção de 14nm+++ (daqui a bocado estamos a chegar aos 14nm+++++++ x infinito), a verdade é que a arquitetura é exatamente a mesma, e o TDP já é um autêntico abuso. Simplesmente já não existe grande espaço para evolução nesta plataforma.


(Especial) AMD Ryzen 3000 ou Intel Core 10000? Qual é a melhor opção? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.