Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Os alertas nunca são demais. Outro dia indicámos 15 aplicações que tem mesmo de remover do seu smartphone Android se não quer ter problemas. As aplicações em questão enchem-no de publicidade e resultam numa grande diminuição da autonomia. Agora há uma ameaça bem mais séria e que lhe pode tirar muito dinheiro se não a remover do seu smartphone Android.

Alerta! Remova já está aplicação do seu smartphone Android

A empresa de segurança Inglesa Upstream (via Tech Crunch) descobriu que uma aplicação Android com 40 milhões de utilizadores está envolvida em “transações suspeitas”. Isto sem que as pessoas que a instalaram se apercebam. Esta aplicação chamada Snaptube, permite que os utilizadores descarreguem qualquer vídeo do YouTube para que ele possa ser visualizado offline. A plataforma Secure-D da Upstream, que deteta e bloqueia transações online fraudulentas, bloqueou 70 milhões de transações originárias do Snaptube nos últimos seis meses. De acordo com a empresa de segurança, se essa atividade suspeita não tivesse sido sinalizada, 4,4 milhões de consumidores teriam desembolsado mais de 90 milhões de Euros por serviços digitais premium que nunca encomendaram.

Além de inscrever utilizadores em serviços premium que nunca pediram, o Snaptube também clica automaticamente nos anúncios em segundo plano,

A Upstream afirma que o Snaptube contém o mesmo código de software para programadores, o Mango SDK, utilizado por outra aplicação de vídeo chamada Vidmate. Os que instalaram esta app também acabaram por pagar serviços de assinatura premium que não foram solicitados. Entretanto, o Vidmate e o Snaptube têm URLs, domínios e padrões de tráfego semelhantes. De acordo com a Upstream, as pessoas no Brasil, Egito, Sri Lanka, Malásia e África do Sul são as mais afetadas pelo Snaptube.

Entretanto, esta não é a primeira vez em que a aplicação Snaptube está envolvida em problemas. Em fevereiro, a Sophos divulgou um alerta onde acusava o Snaptube de diferentes tipos de comportamento fraudulento, como exibir publicidde em segundo plano.

Leia também:

Cuidado! Há um perigo à solta na Google Play Store!


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.