Parece que fazer upgrade ou montar um PC de raiz baseado num processador AMD Ryzen 3000 está prestes a ficar muito mais fácil. Visto que aparentemente já não vamos precisar de utilizar as novas mas super caras motherboards X570, ou as velhas B450. Afinal de contas, como a AMD decidiu não lançar uma nova gama de processadores, parece que vamos finalmente dar as boas vindas às boards de gama média com PCIe 4.0.



AMD B550 – A motherboard budget sorriu finalmente para a câmera

Portanto, a primeira motherboard B550 pronta para o mercado de consumo parece ter aparecido ‘in the wild’. Afinal, caso não saiba, a AMD já lançou a plataforma B550A há algum tempo para as suas parceiras OEM, sendo basicamente um ‘refresh’ às antigas B450. Contudo, parece que estas novas B550 são exatamente aquilo que tantos entusiastas desejavam nas suas vidas!

Ao fim ao cabo, a motherboard B550 tem sido o segredo mais bem guardado de sempre da AMD. Visto que arranjar informação acerca da plataforma tem sido uma missão quase impossível. Aliás, a board nunca foi sequer confirmada pela empresa.

Por isso, muitos entusiastas com os olhos postos em cima de uma ‘build’ budged, acabavam sempre a optar pelas B450 e X470 do ano passado. O que não é um problema assim tão grave, mas que acaba por ser um pouco estranho. (Algumas funcionalidades da nova arquitetura Zen 2 eram desaproveitadas)

A AMD vai finalmente lançar o chipset B550! E pelos vistos, vamos ter suporte ao standard PCIe 4.0!

Em suma, a AMD vai lançar uma motherboard com o chipset completo B550. O que por sua vez significa suporte a 100% ao standard PCIe 4.0. Ou seja, já não vai ser preciso gastar 300€ numa motherboard X570!

Isto tendo em conta a foto partilhada pelo site VideoCardz, que mostra uma board Maxsun com dois slots para RAM, nada de cooling no VRM, duas slots PCIe x16 e ainda espaço para um SSD NVME M.2 que potencialmente também será compatível com PCIe 4.0. (5000MB/s? Yes please!)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.