Em qualquer jogo onde há a possibilidade de conversarmos, encontramos inevitavelmente mensagens ofensivas. Aliás já há muitos artigos a abordarem a existência de bullying em jogos online, o que é sem dúvida uma má notícia. Afinal de contas as pessoas usam os jogos para se entreterem. Estarem a jogar para serem atacados com mensagens ofensivas e que às vezes até escalam para a vida real é simplesmente estúpido. Agora a Google e a FACEIT estão a tentar resolver este problema com algo chamado Minerva AI. Na prática utiliza machine learning para emitir avisos e banir jogadores tóxicos. A julgar pelos primeiros testes, o sistema parece ter sido bem-sucedido.
Google usa inteligência artificial para perseguir jogadores tóxicos
Esta é sem dúvida uma excelente aplicação da tecnologia e que faz bastante falta. Não só no mundo dos jogos, bem como nas próprias redes sociais.
Ao anunciar esta novidade no seu blog, o FACEIT, um cliente de jogos com foco em títulos competitivos, apresentou o Minerva e todas as suas capacidades e feitos alcançados até agora. Desde o seu lançamento no final de agosto, o Minerva analisou mais de 200.000.000 mensagens em conversações, sendo que o programa identificou mais de 7.000.000 como tóxicas.
O programa de inteligência artificial emitiu mais de 90.000 avisos e baniu mais de 20.000 jogadores devido ao seu comportamento tóxico. Isto levou a uma redução de mensagens tóxicas em mais de 20%, com menos jogadores únicos a enviarem mensagens ofensivas.
Apesar do já claro sucesso do Minerva, o FACEIT afirma que esta é apenas a “primeira e mais simplista das aplicações desta tecnologia”. O objetivo final do FACEIT é ser capaz de “detectar e abordar todos os tipos de comportamentos abusivos em tempo real”.
O comportamento tóxico na comunidade de jogos sempre pareceu uma tarefa impossível de resolver. No entanto, com sistema de inteligência artificial como o Minerva, é provável que tudo seja mais fácil de resolver.
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