Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

A Counterpoint divulgou recentemente o relatório global do mercado de smartphones para o quarto trimestre de 2019. Segundo ele, a participação de mercado da Apple ficou em primeiro lugar com 18%, seguida pela Samsung, Huawei, Xiaomi e VIVO.

Afinal como está atualmente o mercado de smartphones?

O relatório mostra que, no quarto trimestre de 2019, as remessas do mercado global de smartphones aumentaram 2% ano a ano, para 401,1 milhões de unidades. A região do Oriente Médio e África cresceu 14% em relação ao ano anterior, mostrando o maior crescimento. Eles são seguidos pelo mercado indiano, que aumentou 12% em relação ao ano anterior. A China, o maior mercado mundial de smartphones, caiu 10% em relação ao ano anterior, que foi o oitavo trimestre consecutivo de declínio.

No que diz respeito às marcas de smartphones, a participação de mercado da Apple atingiu 18%, ficando em primeiro lugar. Mesmo sem a introdução dos produtos 5G, as remessas da Apple aumentaram 10% ano a ano.

A julgar pela participação de mercado das marcas em cada região, fornecida pela Counterpoint, a Apple depende principalmente do mercado norte-americano e do mercado europeu, com 50% do mercado norte-americano, ficando em primeiro lugar.

No mercado europeu, possui uma participação de 27%.

A participação de mercado da Samsung é de 18%, e as remessas da Samsung no quarto trimestre de 2019 diminuíram 1% ano a ano. Mas a Samsung atualmente tem um bom desempenho noutros mercados que não a Ásia. Está em segundo lugar, com 20% na América do Norte, primeiro com 27% na Europa, primeiro com 34% na América Latina, e no Oriente Médio e África, ficou em primeiro lugar com 20% de participação.

A Huawei (onde se junta também a Honor) possui uma participação de mercado de 14%, ocupando o terceiro lugar. Embora os envios para distribuição na China tenham aumentado 12%, não foi possível compensar o declínio noutras regiões. Assim, no quarto trimestre de 2019, os envios globais da Huawei diminuíram 6% ano a ano, o que também é o primeiro declínio ano a ano desde o quarto trimestre de 2017.

A participação de mercado da Xiaomi é de 8%. Os envios para distribuição na China caíram 17% em relação ao ano anterior.

Mas os envios globais da Xiaomi aumentaram 28% ano a ano devido à sua dependência reduzida no mercado doméstico.

Já a VIVO possui uma participação de mercado de 8% e tornou-se na quinta maior marca no quarto trimestre de 2019. Esta também é a primeira vez que supera a OPPO desde o segundo trimestre de 2015. A VIVO teve um bom desempenho no mercado asiático, ficando em segundo lugar com 15% de participação de mercado, perdendo apenas para a Huawei.

De acordo com o relatório anterior da Counterpoint acerca do mercado indiano de smartphones no quarto trimestre de 2019, os envios da VIVO na Índia no quarto trimestre de 2019 aumentaram 132% ano a ano. E sua participação de mercado também aumentou de 10% no quarto trimestre de 2018 para 21% no quarto trimestre de 2019. Ultrapassou a Samsung e tornou-se na segunda maior fabricante de smartphones da região.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@l.pt.


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.