A Counterpoint divulgou recentemente o relatório global do mercado de smartphones para o quarto trimestre de 2019. Segundo ele, a participação de mercado da Apple ficou em primeiro lugar com 18%, seguida pela Samsung, Huawei, Xiaomi e VIVO.
Afinal como está atualmente o mercado de smartphones?
O relatório mostra que, no quarto trimestre de 2019, as remessas do mercado global de smartphones aumentaram 2% ano a ano, para 401,1 milhões de unidades. A região do Oriente Médio e África cresceu 14% em relação ao ano anterior, mostrando o maior crescimento. Eles são seguidos pelo mercado indiano, que aumentou 12% em relação ao ano anterior. A China, o maior mercado mundial de smartphones, caiu 10% em relação ao ano anterior, que foi o oitavo trimestre consecutivo de declínio.
No que diz respeito às marcas de smartphones, a participação de mercado da Apple atingiu 18%, ficando em primeiro lugar. Mesmo sem a introdução dos produtos 5G, as remessas da Apple aumentaram 10% ano a ano.
A julgar pela participação de mercado das marcas em cada região, fornecida pela Counterpoint, a Apple depende principalmente do mercado norte-americano e do mercado europeu, com 50% do mercado norte-americano, ficando em primeiro lugar.
No mercado europeu, possui uma participação de 27%.
A participação de mercado da Samsung é de 18%, e as remessas da Samsung no quarto trimestre de 2019 diminuíram 1% ano a ano. Mas a Samsung atualmente tem um bom desempenho noutros mercados que não a Ásia. Está em segundo lugar, com 20% na América do Norte, primeiro com 27% na Europa, primeiro com 34% na América Latina, e no Oriente Médio e África, ficou em primeiro lugar com 20% de participação.
A Huawei (onde se junta também a Honor) possui uma participação de mercado de 14%, ocupando o terceiro lugar. Embora os envios para distribuição na China tenham aumentado 12%, não foi possível compensar o declínio noutras regiões. Assim, no quarto trimestre de 2019, os envios globais da Huawei diminuíram 6% ano a ano, o que também é o primeiro declínio ano a ano desde o quarto trimestre de 2017.
A participação de mercado da Xiaomi é de 8%. Os envios para distribuição na China caíram 17% em relação ao ano anterior.
Mas os envios globais da Xiaomi aumentaram 28% ano a ano devido à sua dependência reduzida no mercado doméstico.
Já a VIVO possui uma participação de mercado de 8% e tornou-se na quinta maior marca no quarto trimestre de 2019. Esta também é a primeira vez que supera a OPPO desde o segundo trimestre de 2015. A VIVO teve um bom desempenho no mercado asiático, ficando em segundo lugar com 15% de participação de mercado, perdendo apenas para a Huawei.
Mais Artigos...
- A TSMC já respondeu às acusações da GlobalFoundries
- Samsung Galaxy A51 aparece de surpresa no Geekbench!
- ASUS está a oferecer suporte a PCIe 4.0 nas boards AMD 400!
- O novo Xiaomi Mi 10 Pro já está na primeira posição...
- Dificuldades ou surpresa? Intel diz que o GPU Xe é o...
- NVIDIA já avisou! Atualize rapidamente as drivers do seu computador
- Cuidado PS5! A nova Xbox vai atingir os 4K60FPS em tudo!
- Novo Call Of Duty: Modern Warfare não terá modo Zombies!
- Google Authenticator: nova ameaça rouba os códigos de segurança
- Sony Xperia 1.1: o grande concorrente do Samsung Galaxy S20?
- Signal: a aplicação que pode mesmo acabar com o WhatsApp!
- (Leak) Já conhecemos o mês escolhido para o lançamento da PS5!
- Novo update Android corrige 71 problemas de segurança!
- A Oppo já apresentou o seu primeiro smartwatch! Wear OS? Talvez…
- FIFA 20 está terrível? Bem.. A atualização 1.08 melhorou algumas coisas!
- (PS5) Imagens do novo DualShock 5 chegaram à Internet!
- Natal antecipado? ARM já deu uma bela prenda à Huawei!
- Porque é que a Samsung acaba sempre por copiar a Apple?
- ‘Insider’ afirma que a PS5 é melhor que a Xbox Scarlett! Por enquanto…
- (Placas gráficas) Intel meteu outro responsável do projeto na rua!