Análise G.Skill Trident Z Neo RGB: Memória RAM a pensar na AMD! – Ainda se lembra dos primeiros anos no mercado dos processadores Ryzen? Encontrar um kit de memória RAM compatível era uma verdadeira dor de cabeça, devido às muitas incompatibilidades de uma plataforma que se veio meter num mercado historicamente dominado pela Intel.

Dito isto, a G.Skill é muito provavelmente uma das fabricantes mais conhecidas de memória RAM do mercado atual. E como tal, percebeu imediatamente que algo tinha de ser feito. Por isso, resolveu pegar na sua super popular série de memórias Trident Z RGB, para criar um novo produto denominado de ‘Neo’, pensado apenas e só para levar os processadores Ryzen 3000 ao limite!



Memória RAM G.Skill Trident Z Neo RGB: Pensada apenas e só para os Ryzen 3000!

Portanto, tivemos a oportunidade de analisar um kit de 3600MHz CL16 simplesmente brutal a nível visual da G.Skill. Estando disponível no mercado em várias frequências e timings. Curiosamente, apesar de estarmos a falar de memórias pensadas para máquinas AMD Ryzen, trazem também suporte a plataformas Intel, com perfis de memória XMP 2.0.

Em suma, a equipa de desenvolvimento da G.Skill chegou à conclusão que seria boa ideia criar algo fora do normal. Pegando na gama super popular Trident Z RGB, que é em boa verdade a ‘go to choice’ de muitos entusiastas e jogadores, dando uns toques a nível de design bastante interessantes.

Ou seja, temos o desenho clássico TridentZ, com linhas RGB e barras que levam o aspeto ao nível seguinte.

Este lançamento da G.Skill faz todo o sentido, quando temos em conta o autêntico pesadelo que foi encontrar kits de memória em 2017 e 2018 para os Ryzen 1000 e 2000. Afinal de contas, foi esta empresa que trabalhou de perto com a AMD para lançar kits otimizados, e claro, tentar suportar os kits que já estavam no mercado.

Mas vamos à análise propriamente dita!

Performance – G.Skill Trident Z Neo RGB 3600MHz CL16

A frequência ‘stock’ deste kit de memória já é bastante interessante para os processadores Ryzen atualmente no mercado. Ao fim ao cabo, 3600MHz é a velocidade base deste kit da G.Skill, quando o standard ou ‘sweet spot’ para muitos fãs do mundo de PCs continua a ser os 3000MHz ou 3200MHz.

Por isso, mesmo que não pretenda fazer overclock a este kit de memória, irá com toda a certeza meter as mãos num dos produtos mais rápidos do mercado. Aliás, pode ver pelos resultados em baixo que a performance é realmente um mimo.

Então e o Overclock?

É muito fácil levar estas memórias aos 4000MHz, visto que estamos a falar de chips de alta qualidade para a plataforma X570 da AMD. E na verdade, eu nem tenho muito talento para OC de RAM devido à falta de paciências para andar a mexer nos timings. Por isso, é provável que alguém com mais ‘Skill’ consiga levar estas ‘G.Skill’ a outro patamar.

Em suma, as Trident Z Neo não quebram nenhum recorde, mas ficam realmente muito perto, sem oferecer grandes dificuldades a quem os tenta quebrar. Conseguindo 2059 pontos no Cinebench R15 na frequência ‘Stock’. (Conseguiu 2071 com 4000MHz).

No teste de memória AIDA 64 quase que rebenta com toda a concorrência na sua frequência de 3600MHz ao oferecer resultados realmente muito interessantes.

Conclusão

Como já deve ter percebido, temos aqui um kit de memória realmente interessante se está a pensar numa atualização ou construção de uma nova build do bufo, baseada na plataforma X570 e super poderosos Ryzen 3000! Contudo, como deve saber, existe uma gigantesca gama de memórias Trident Z RGB. Por isso, recomendo que tente sempre perceber que frequência e timings realmente precisa antes de gastar o dinheiro.

Afinal, este kit é pensado para a plataforma AMD Ryzen, e como tal, vai ter de pagar pela qualidade dos chips utilizados. Assim, para ser completamente sincero, se por acaso não for um entusiasta a sério, o dinheiro extra poderá ser melhor utilizado noutra parte do PC.

Ainda assim, tendo em conta o número de kits atualmente no mercado, temos de dizer que esta ofertas da G.Skill é realmente especial naquilo que oferece. Especialmente quando começamos a olhar para o histórico da empresa e percebemos que andam a lançar kits de qualidade atrás de kits de qualidade há uma série de anos.

Dito isto, esta oferta ‘Neo’ não só vence muitos dos benchmarks, como também fica muito perto do topo contra rivais um pouco mais caros. É uma escolha que simplesmente não o irá deixar ficar mal. Nomeadamente se leva o overclock a sério, tal foi a facilidade com que alcançámos os 4000MHz com estas meninas.

Vale a pena comprar?

Muito resumidamente, se quer um kit de memória bonito e muito capaz em termos de performance, pode estar descansado que está a fazer uma boa escolha! Especialmente se encontrar este produto a um bom preço.

Entretanto, caso esteja interessado, saiba mais sobre o produto aqui.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.