Depois de nos ter passado pelas mãos o disco rígido externo WD My Passport Studio, eis que nos chegou uma nova aposta deste fabricante que consiste no WD My Passport Ultra, um disco rígido muito leve, com a capacidade de 500GB e que promete proteger os dados dos utilizadores de uma forma “descomplicada” e eficaz.

Construção

O WD My Passport Ultra é um disco externo com dimensões reduzidas sendo praticamente do tamanho do disco de 2.5 polegadas que se encontra no interior. É leve e construído em plástico que parece ser suficientemente resistente para utilizar com segurança (e sem medos) quer fora de casa quer dentro dela. O aspecto estético propriamente dito é semelhante ao que podemos encontrar noutras apostas deste fabricante.

Embora o modelo que recebemos para teste tenha presente a cor vermelha no topo, ele está também disponível em cinzento, azul ou preto.

A parte inferior e também os lados são em preto e os únicos aspectos que importam salientar consistem no conector USB 3.0 e a luz que indica o funcionamento da unidade.

Funcionamento

Colocar este disco em funcionamento é uma tarefa bastante simples uma vez que só o temos de ligar ao computador seja ele PC ou Mac para começar de imediato a funcionar. Para evitar que o utilizador tenha de andar a visitar o site oficial da WD para obter software adicional, ele já vem presente no disco e organizado por pastas de acordo com o sistema operativo em causa.

Software

No caso concreto do Mac estão disponíveis as WD Drive Utilities e também a aplicação WD Security.

A aplicação WD Drive Utilities permite o acesso ao Diagnóstico, à configuração do Sleep Timer, à funcionalidade de Limpar Unidade e ao Registo. Em Diagnóstico o utilizador pode verificar o estado do disco rígido através do S.M.A.R.T e ainda realizar um teste rápido ou completo.

A outra aplicação incluída é o WD Security que deixa os utilizadores especificarem uma password que protege o disco. Isto é especialmente útil para quem anda com o disco numa base diária e transporta dados sensíveis. Tenha muita atenção neste processo porque caso se esqueça da password, irá perder permanentemente o acesso aos seus  dados.

Se é um utilizador Windows para além das duas aplicações que referimos acima tem ainda acesso ao WD SmartWare Pro que permite gerir as suas cópias de segurança. Esta aplicação tem uma interface muito simples que ajuda os utilizadores (mesmo os mais inexperientes) a executarem todas as tarefas com facilidade.

O ecrã de boas vindas revela a estratégia de backup actual. Aí os utilizadores podem escolher a drive de destino para armazenamento das cópias de segurança ou seleccionarem o armazenamento na cloud através de uma conta Dropbox.

Desempenho

Utilizando a aplicação DiskBench, tivemos oportunidade de verificar que o WD My Passport Ultra tem valores de transferência extremamente bons que se situam nos 115 MB/s tanto para a escrita como para a gravação.

Conclusão

A nossa utilização superior a um mês e os testes “em laboratório” demonstraram que estamos perante um disco muito rápido e que funciona extremamente bem. O software que vem incluído com a unidade de armazenamento acrescenta-lhe valor, especialmente se considerarmos o gestor de cópias de segurança que permite armazenarmos os backups localmente ou na cloud. É sem dúvida uma opção a considerar se procura uma boa unidade de armazenamento, a um bom preço!

Preço: 89,90 Euros (versão de 500GB)

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.