Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O WhatsApp é sem dúvida uma das aplicações de mensagens mais utilizadas em todo o mundo. Funciona bem e recebe novas funcionalidades com muita frequência. Tudo para ir apelando cada vez mais aos utilizadores. No entanto, para continuar a implementar novidades, alguma coisa tem de ficar no caminho. É que muitos dos dispositivos mais antigos, especialmente por culpa do sistema operativo, já têm dificuldade em lidar com algumas das novas funções.

WhatsApp diz adeus a alguns smartphones Android e iOS

Uma vez que o WhatsApp já não suporta os velhinhos Android Eclair e o Froyo, era apenas uma questão de tempo até que o mesmo pudesse acontecer ao Android Gingerbread. Agora num posto colocado no blog do WhatsApp, o suporte ao Android Gingerbread termina a 1 de fevereiro de 2020. Apesar deste fim de suporte, a aplicação ainda vai funcionar nos dispositivos mais antigos. No entanto, os utilizadores já não poderão registar ou verificar as suas contas. Eventualmente, todo o suporte a essas versões deve terminar após algumas semanas.

Uma decisão com esta era inevitável. Os últimos números que revelam a distribuição do sistema operativo Android mostram que 0,3% dos dispositivos ainda executam o Gingerbread. Isto equivale a aproximadamente 3,9 milhões de dispositivos ativos que executam software com 10 anos. Parece muito mas não é se compararmos este valor com os 1,3 mil milhões de smartphones Android vendidos até o momento.

Isto também se aplica aos iPhones que executam o iOS 8. Para estes equipamentos o suporte para o WhatsApp também termina a 1 de fevereiro de 2020. Dito isto, os utilizadores do iPhone que ainda estão no iOS 8 vão ter de atualizar para uma versão mais recente do software (se disponível) ou obter um novo dispositivo com, pelo menos, iOS 9.

Num comunicado oficial, a empresa afirma que no iOS 8, já “não será possível criar mais contas ou verificar novamente as contas existentes”.

Entretanto, a equipa do WhatsApp também alertou acerca dos possíveis perigos de dispositivos com jailbreak, dizendo: “Não restringimos explicitamente o uso de dispositivos com jailbreak ou desbloqueados. No entanto, como estas modificações podem afetar as funcionalidades dos dispositivos, não podemos fornecer suporte para equipamentos que utilizem versões modificadas do iOS”.


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.