Como referimos na Leak, a última versão do Chrome, o Chrome 79 começou a ser disponibilizado há alguns dias para diversas plataformas, incluindo computadores, smartphones e tablets. No entanto, há um grande problema relacionado com este lançamento. É que um bug tem vindo a dar origem a perda de dados em algumas aplicações que utilizam a funcionalidade do Android WebView.

Alerta! Última versão do Chrome está a apagar dados das Apps!

Eventualmente deve estar a pensar como é que é possível o Chrome apagar dados de outras apps. Bem, a resposta é simples. É que nas versões mais recentes do Android, o Chrome é o próprio WebView do sistema operativo. Ou seja, um componente que permite renderizar páginas web dentro das apps. Na prática, quando acede a uma página web dentro de um app ou utiliza um browser como o DuckDuckGo que não tem o seu próprio motor de renderização, o Chrome é responsável por carregar esses conteúdos. De facto, algumas aplicações Android funciona totalmente por cima do WebView. O Twitter Lite é um desses exemplos.

Mas como é que existe perda de dados?

Bem, uma das mudanças no Chrome 79 diz respeito ao local onde os dados são guardados. Ora, segundo um comentário que foi colocado na página de bugs do Chrome, os dados do armazenamento local e o WebSQL – duas formas de armazenamento utilizadas por apps web – não foram devidamente migrados.

Ou seja, quando os dispositivos recebem o Chrome 79, as aplicações web e que utilizam o webview ficam com os dados apagados. Embora os dados, possam estar tecnicamente intactos, uma vez que o Chrome não apaga os dados antigos, não existe forma de se aceder a eles.

Este problema está a afetar aplicações que não estão relacionadas com o Chrome. De facto, estas apps que ficam com os dados apagados estão a receber uma estrela na Google Play Store e muitos comentários negativos.

Ora para tentar colocar um travão neste problema, a Google colocou a distribuição automática do Chrome 79 para Android em pausa. Entretanto, será necessário avaliar-se qual a estratégia a seguir agora. Ou continuar a migração e mover os ficheiros perdidos para novas localizações, o reverter as alterações movendo os ficheiros migrados para as localizações anteriores.

Resta agora esperar pelo que a Google vai fazer. Uma coisa é certa. Se perdeu dados de alguma app, não remova essas aplicações, pois mais tarde deverá voltar a ter acesso.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.