(Primeiras Impressões) Asus ZenBook Duo: Ainda se lembra do lançamento do Apple MacBook Pro com a famosa TouchBar? Um pequeno ecrã touch que tanto prometia e tão pouco acabou por oferecer?

Pois bem, a ASUS pegou nesta ideia, e criou algo que realmente traz alguma utilidade para cima da mesa. Aliás, até chego ao ponto dizer que é provável que este ZenBook Duo tenha uma grande influência no futuro dos portáteis.

Asus ZenBook Duo: Dois ecrãs num portátil? O início de uma nova era?

Portanto, o Asus ZenBook Duo é um portátil ultrabook com um formato único. Afinal de contas, temos um super ecrã touch denominado por ScreenPad Plus logo abaixo do ecrã principal, ficando em cima do tradicional teclado.

É uma experiência única, que realmente nos faz mudar um pouco a forma como utilizamos o portátil no nosso dia a dia.



Design e Construção

Acho piada quando os especialistas falam da estagnação no mercado de smartphones. Quando dizer que todos os telemóveis são iguais, ao serem basicamente uma sandes de vidro e alumínio. Pois… Então tenho um desafio para si! Pense num telemóvel do ano 2000, e posteriormente pense num modelo deste ano. Conseguiu? Pois bem, agora faça o mesmo com um portátil de 2000 e outro deste ano. Está a perceber o que quero dizer?

O mercado afirma que o mundo dos smartphones está estagnado. No entanto, o mundo dos portáteis é exatamente o mesmo desde sempre! Sim, é verdade que os portáteis ficaram mais poderosos, mais sexy’s, mais leves, etc… Mas o design base e objetivo sempre foi o mesmo.

Dito isto, com o ZenBook Duo, estamos finalmente a receber uma lufada de ar fresco na cara… E ainda bem!

O ZenBook Duo é um portátil leve ao pesar apenas 1.5kg, mas super robusto como a sua certificação MIL-STD-810G nos faz crer. Aliás, assim que pega nele, é fácil perceber que este menino foi bem construído e que está aqui para durar.

Posteriormente, quando abrimos o aparelho, vemos um ecrã principal com margens muito reduzidas (90% da parte frontal é ecrã), bem como o ecrã secundário ScreenPad Plus de 12.6” logo acima do teclado. (O teclado foi posto mesmo no fim da parte de baixo do portátil, com o TouchPad no lado direito)

Muito resumidamente, temos aqui um portátil diferente, mas super bonito e apelativo. É uma máquina que irá puxar os olhares de toda a gente, quer seja amigo, familia ou até um perfeito desconhecido. Quem olhar para isto, vai perguntar que máquina do futuro é esta?

Quanto à conectividade e extras, temos acesso ao tradicional levantamento ‘ErgoLift’ da ASUS, para permitir uma maior conforto ao utilizador, bem como uma maior ‘respiração’ do aparelho para um arrefecimento eficaz. E claro, temos também uma grande panóplia de entradas, onde podemos incluir um leitor de cartões, áudio jack, USB 3.1, HDMI, USB e USB-C.

Desempenho e utilidade do segundo monitor ScreenPad Plus

A pergunta do milhão de euros no meio disto tudo é… Faz sentido trazer um segundo ecrã para cima da mesa do mundo dos portáteis? Claro que sim!

Sim, é verdade que não é fácil habituarmo-nos ao teclado tão baixo quando abrimos a máquina nas primeiras vezes. Especialmente no meu caso, em que o portátil é um ferramenta de trabalho super importante, onde escrevo uma catrefada de artigos por dia. Mas com algum esforço, é possível habituarmo-nos… E claro, depois disto, temos o segundo ecrã a aumentar-nos a produtividade!

Ao fim ao cabo, apesar de termos várias funcionalidades pré-definidas no segundo ecrã, a verdade é que podemos utilizá-lo como bem entender-mos. Podemos usar aquilo como um centro de controlo musical para o Spotify. Podemos ter uma folha de cálculo aberto. Tirar alguns apontamentos se estivermos a estudar alguma coisa no ecrã principal. Ou simplesmente utilizar a janela como um ‘Launcher’ de aplicações. As possibilidades são infinitas, e quem manda é mesmo o utilizador.

Autonomia

Afinal de contas, com dois monitores, é provável que a bateria sofra a bom sofrer não é? Nem por isso! Caso não tenha percebido, estamos a falar do ZenBook Duo e não da versão Pro. Por isso, temos aqui um super eficiente processador Core i7 de 10ª geração, bem como uma placa integrada NVIDIA MX250.

Ainda assim, vou testar a coisa mais a fundo, para não vos enganar na autonomia.

Conclusão

O ASUS ZenBook Duo é muito provavelmente o início de algo muito bonito no mundo dos portáteis. E aqui temos de tirar o chapéu à marca, por ter a coragem de fazer algo fora da caixa, e de liderar este difícil caminho.

Dito isto, será que é uma máquina que faz sentido já? Será que estamos prontos para o futuro já em 2020? Vai ter de ler a análise completa.

Entretanto, fique a saber que estou muito satisfeito com o design e qualidade da máquina. Contudo, o teclado ainda me está a criar algumas dificuldades na escrita.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto, se estiver interessado, pode comprar aqui na GlobalData (Use o Cupão: GDl20, para ter um pequeno desconto.)

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.