O Coronavírus continua a fazer estragos na economia e na tecnologia. Já há muitas fábricas na China paralisadas e também noutros países. É por esse motivo que os primeiros números falam de quedas nos envios para distribuição. Será assim com os smartphones no primeiro trimestre de 2020 e eventualmente nos outros também e o mercado dos PCs também não escapa. De facto, o Coronavírus leva a um cenário complicado e que será difícil de ultrapassar.

Coronavírus leva a cenário negro no mercado dos PCs

A Foxconn, por exemplo, que disponibiliza componentes para vários dispositivos está apenas com um nível de produção entre os 20 e os 40%. É por isso que as projeções iniciais estão a antever um verdadeiro desastre. Na indústria dos smartphones vamos ver a produção global a cair em cerca de 12%. Isto no primeiro trimestre de 2020. Estes números são revelados pela empresa de estudos de mercado Trendforce. Entretanto e se quisermos olhar para um cenário mais otimista talvez só exista uma perda de 1.3% comparativamente ao ano anterior.

Os números do Canalys dão também uma ideia do que se vai passar. Assim as vendas dos PCs, no melhor cenário, deverão cair 10% no primeiro trimestre. Já a nível anual a redução deverá situar-se nos 3.4% comparativamente a 2019. Se o otimismo não for connosco então a Canalys antecipa uma grande queda de 21% no primeiro trimestre. A nível anual as vendas deverão cair 8.5% em relação ao ano anterior.

Na China, a epidemia de coronavírus está a começar a ser controlada. Mas os casos de pessoas infectadas estão a aumentar no exterior, especialmente na Europa. A epidemia está agora presente em 40 países. Segundo a OMS, mais de 81.000 pessoas têm uma infecção por coronavírus em todo o mundo – a epidemia matou 2.761 pessoas, a maioria delas na China.

Entretanto e para além das consequências na produção industrial, o coronavírus também tem impacto na cadeia logística entre a China e outros países do mundo. É que o tráfego aéreo de e para a China entrou em colapso. As transportadoras anunciaram temporariamente que não aceitarão mais remessas para a China e como tal as encomendas permanecem bloqueadas até novo aviso.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.