PS5 vs Xbox Series X: Primeira ronda -> VRS vs Haptic Feedback! – Tanto a Microsoft como a Sony já anunciaram o nome das suas consolas de nova geração… Assim, já sabemos como vão ser os títulos de combate, PlayStation 5 vs Xbox Series X!

Ou seja, enquanto a Sony decidiu apostar num nome mais ‘normal’, a Microsoft optou por algo a fazer lembrar a super poderosa Xbox One X! Provavelmente de forma a passar a mensagem que esta vai mesmo ser a consola mais poderosa da geração, tal e qual como a Xbox One X também é mais poderosa em relação à PS4 Pro.

Mas mais importante que tudo isto, podemos finalmente discutir as funcionalidades de cada consola, tendo em conta todas as similaridades dos dois sistemas. Afinal de contas, tanto uma como a outra têm uma base AMD, com um CPU com núcleos Zen 2 bem como um GPU Navi RDNA2, isto já para não falar do suporte ao Ray-Tracing, SSD NVMe personalizado, etc…

PS5 vs Xbox Series X: Primeira ronda! 

Portanto, a Sony vai apostar num feedback háptico nos seus novos DualShock 5, onde poderá sentir o ambiente, bem como as acções da personagem que está a controlar.

Aliás, o próprio CEO Jim Ryan disse que já teve a oportunidade de experimentar o Gran Turismo Sport, dizendo que ficou extremamente surpreendido com o resultado em relação ao antigo DualShock 4. Curiosamente, outros jornalistas também já revelaram sentimentos positivos em relação à adição da Sony.

Entretanto, Phil Spencer da Microsoft apenas revelou algumas pequenas mudanças no novo comando da Xbox Series X, nomeadamente o d-pad híbrido e novo botão ‘Share’. Por isso, o haptic feedback vai ser muito provavelmente um exclusivo PS5.

VRS vs Feedback Háptico

Contudo, a Microsoft Xbox Series X vai apresentar uma tecnologia de Variable Rate Shading (VRS) patenteada, que poderá muito bem meter a nova consola no topo da cadeira alimentar das consolas.

Afinal de contas, o VRS vai permitir às equipas de desenvolvimento retirar todo o sumo do GPU da Xbox Series X. Naquilo que vai ser uma versão do VRS normal, que no fundo permite resolver o problema que é renderizar milhões de píxeis em todas as frames de todos os jogos.

Muito resumidamente, como deve saber, a resolução UltraHD requer mais de 8 milhões de píxeis em cada frame, o que claro está, não é nada fácil para o hardware responsável pelo processamento. (Nem vamos falar dos 8K, para não ter uma coisinha má a pensar nos píxeis)



Por isso, a ideia do VRS da Microsoft é baixar este requisito, dependendo daquilo que se está a passar no ecrã. Ou seja, baixar a qualidade de imagem em ambientes em que esta não seja a coisa mais importante. Desta forma será muito mais fácil manter fluidez em altas resoluções nos jogos de próxima geração, especialmente agora que existem promessas de jogos a 4K 60FPS e 8K.

Curiosamente, segundo alguns benchmarks no mundo dos PCs, o uso do VRS permite aumentar a performance em 50-60% em títulos compatíveis. Ainda assim, é uma tecnologia que ainda só existe no mundo da NVIDIA. Por isso, esta adição às consolas, também significa que é uma tecnologia que está a caminho das novas placas gráficas AMD Radeon.

Curiosamente, a Sony ainda não mencionou nada acerca desta tecnologia, mas como o GPU deverá ser exatamente o mesmo, ou pelo menos muito parecido… É bem provável que a tecnologia também dê um ar de sua graça na PlayStation 5. Ainda assim, a tecnologia patenteada pela própria Microsoft deverá estar fora das possibilidades da consola Sony PlayStation.

Isto é excelente para o PC Gaming!

Curiosamente, a adição do VRS no mundo das consolas, vai ser um autêntico mimo para a o mundo dos PCs. Ao fim ao cabo, a grande maioria dos jogos multi-plataforma são desenvolvidos tendo as consolas como base.

Assim, com esta tecnologia no modelo base, vamos receber algumas surpresas no PC, sem que os programadores percam anos de vida na adaptação do código.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.