RTX 3080: Preço, especificações e data de lançamento! – As atuais placas gráficas NVIDIA GeForce RTX estão no mercado há quase 2 anos… Por isso, é normal que a fabricante esteja prestes a lançar coisinhas novas no mercado!

Afinal de contas, a AMD já não é a rival silenciosa que foi no passado, visto que já começou a atacar de todas as maneiras e feitios o domínio da NVIDIA. Aliás, até chegou ao ponto de dar o nome de código ‘NVIDIA Killer’ ao seu novo GPU Navi 2.



Dito isto, até já tivemos a oportunidade de ver uns quantos ‘ls’ acerca das novas placas NVIDIA na Internet, curiosamente logo a seguir aos primeiros rumores. Assim, talvez seja boa ideia fazer um apanhado de tudo o que já sabemos.

RTX 3080: Tudo o que já sabemos acerca da próxima geração NVIDIA

Vamos lá por partes!

Data de lançamento

Verdade seja dita, a NVIDIA adora lançar novas gamas de placas gráficas de 2 em 2 anos. Ao fim ao cabo, a GTX 1080 saiu em Maio de 2016, com a GeForce RTX 2080 a sair em Agosto de 2018.

É verdade que o tempo entre a GTX 980 e GTX 1080 foi um bocadinho mais curto. Ainda assim, a regra geral é 2 anos.

Portanto, é muito provável que a NVIDIA anuncie alguma coisa já na GTC (GPU Technology Conference) em Março, mas aqui deverá ser mais focado no mercado empresarial. A revelação das placas gaming deverá acontecer um pouco mais tarde na Computex 2020 ou E3 2020.

Preço

É difícil ter a noção do preço que a NVIDIA poderá escolher para a sua gama de produtos, especialmente porque a AMD ainda não conseguiu responder de forma séria à RTX 2080, 2080 Super e 2080 Ti.

Ou seja, se a nova placa de gama alta Navi 2 for um ‘fail’, a NVIDIA pode escolher os preços que bem entender na gama mais alta. Porque não vai ter concorrência.

Entretanto, caso não se lembre, as placas gráficas Turing RTX tiveram um acréscimo no preço bastante significativo em relação às antigas Pascal (GTX 10). No entanto, vários rumores sugerem um preço mais baixo na nova geração. Ainda assim, como a NVIDIA deverá usar o processo de produção 7nm EUV da Samsung, eu não contaria muito com isso.

Na minha opinião, tudo irá depender daquilo que a AMD for capaz de fazer nos próximos meses. Afinal de contas, a NVIDIA até baixou preços recentemente em resposta ao lançamento da Radeon RX 5600 XT. Por isso, se houver concorrência, vamos ter melhores preços.

Especificações

Ainda não temos a certeza de nada, mas é quase certo que sejam placas de 7nm… E claro, mais rápidas que a RTX 2080 e 2080 Ti. (Não faria sentido de outra forma não é?)

Dito isto, se os rumores forem mesmo verdade, a NVIDIA poderá subir a performance entre 40~50%, ao mesmo tempo que a eficiência também deverá subir significativamente graças à mudança no processo de produção. Ou seja, é provável que pela primeira vez na história, venhamos a ter placas de gama média capaz de chegar aos 4K sem grandes dificuldades.

Curiosamente, até já tivemos alguns ls mais específicos a sugerir que a NVIDIA está a planear apetrechar o seu modelo mais ‘Premium’ com 20GB de VRAM. Mas isso parece um bocado overkill, especialmente para gaming. Ainda assim, com o preço da memória tão baixo, não me admiraria nada que a fabricante quisesse provocar um efeito WoW no mercado com esta quantidade absurda de VRAM.


RTX 3080: Preço, especificações e data de lançamento! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.