Caso não saiba ou não se lembre, (afinal de contas estamos a falar algo com cerca de 60 anos), o primeiro rato para computador foi inventado no início dos anos 60 por Douglas Engelbart, durante o seu tempo na Universidade de Stanford.

Curiosamente, este inventor foi muitas vezes descrito como um visionário nas décadas de 1950 e 1960. Estamos a falar de uma época em que um simples computador ocupava uma sala inteira. E claro, em que a palavra ‘bug’, se referia mesmo a baratas e ratos dentro do PC.

Contudo, dito tudo isto, é inegável que o homem era mesmo um visionário! Ao fim ao cabo, estamos em 2020, e o rato continua bem vivo na nossa secretária!

Quantos botões tinha o primeiro rato para PC? Era feito de plástico ou de madeira?

Portanto, os primeiros protótipos do rato consistiam numa simples casca de madeira com duas bolas de metal lá dentro. (Uma para o eixo dos X, e outra para o eixo dos Y.) Além disto, tínhamos um único botão no canto.

O primeiro rato foi criado para funcionar exclusivamente com o Xerox Alto Computer System. Contando com o seguinte nome “X-Y Position Indicator for a Display System”. Contudo, foi o próprio inventor que mais tarde acabou por chegar ao famoso nome ‘rato’.

Apesar de todo o sucesso do ‘rato’ no mundo dos PC’s modernos… Na altura, ninguém deu nada pela invenção!

O rato foi um aparelho demasiado avançado para a era em que foi criado. Por isso, apenas chegou às massas em 1984 pela mão do Apple Macintosh. Dito isto, a patente expirou em 1987, tornando-se imediatamente algo disponível para todo o público.

Ou seja, Engelbart e seu colegas ganharam muito perto de zero, com uma das invenções com mais impacto de sempre no mundo dos PCs. Para ter noção… Já foram vendidos bem mais mil milhões de ratos desde 1980.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.