O Galaxy Note 10 é há muitos anos, o telemóvel Android a ter se gosta de ter o melhor aparelho possível nas suas mãos. Afinal de contas, estamos a falar de um smartphone que graças à S-Pen, é em boa verdade um Pocket PC. Aliás, conheço muitos fãs de tecnologia, que após terem um Note nas suas mãos, se recusam veemente a voltar a um telemóvel ‘normal’.

Pois bem, em 2019 temos agora um grande redesign da linha Note, com a Samsung a pegar nas muitas mudanças que fez ao Galaxy S10, adaptando-as à sua gama mais ‘Premium’.

Aliás, desta vez até vamos ter duas versões do Note, com o Note 10 e Note 10+. Claramente muito graças ao sucesso do Galaxy S10e em Fevereiro.

A gama Galaxy Note vai pela primeira vez chegar ao mercado com duas versões

Portanto, a Samsung decidiu lançar dois modelos do seu Note, o Note 10+ e o Note 10, enquanto o primeiro chega ao mercado com um ecrã de 6.8” e uma resolução QHD, o Note 10 ‘normal’ chega com um ecrã de 6.3” e a resolução FHD+. Ambos contam obviamente com um ecrã Super AMOLED produzido pela própria empresa.

Similarmente, ambos trazem a popular S-Pen. Assim, além do tamanho e resolução do ecrã, apenas diferem no tamanho da bateria e número de câmeras traseiras. (O Note 10+ conta com um sensor ToF à imagem do S10 5G e Huawei P30 Pro)

Design

A nível de design, temos aqui algo bastante inspirado no que tivemos a oportunidade de ver com o Galaxy S10. Mas ao mesmo tempo, também parece ser mais refinado. Em suma, o Note 10 parece ser o expoente máximo daquilo que a equipa de design da Samsung consegue fazer… E meus amigos, é realmente fantástico!

Já tinha ficado rendido à qualidade de construção, robustez e peso do Galaxy S10+, como ficou visível no review. Contudo, o Note 10+ parece elevar ainda mais a fasquia, trazendo consigo um super ecrã de 6.8”, mas mantendo o seu design minimalista.

Performance

Em 2019, a Samsung vai mudar um pouco a sua estratégia depois de ser ‘comida’ pela Huawei e Apple ano após ano, no poder de processamento dos seus smartphones.

Afinal de contas, a empresa lançava o Note com o mesmo exato SoC que equipava o Galaxy S lançado 6 meses antes. Isto, ao mesmo tempo que a Huawei lançava logo a seguir o seu novo SoC Kirin, e a Apple lançava o seu novo SoC ‘A’ para dar vida aos iPhones desse ano.

Portanto, a Samsung decidiu criar uma versão melhorada do Exynos 9820 que equipa o Galaxy S10 que tão bem conhecemos. Escolhendo o nome de Exynos 9825! Mas as mudanças não ficam apenas e só pelo nome, temos aqui um aumento de performance bastante interessante, bem como uma passagem para o processo de 7nm, que deverá tornar o chip mais fresco mas também mais poupado no consumo de energia.

Exynos 9825: o chipset todo-poderoso da Samsung! (Saiba mais sobre o processador aqui)

O novo chipset deve trazer melhorias de desempenho entre os 20% a 30%, ao mesmo tempo que a eficiência também deverá aumentar entre 30% a 50%. Lembramos que EUV significa litografia ultravioleta extrema. Esta é uma tecnologia que utiliza raios ultravioleta para gravar silício de uma forma mais fina. Ou seja, temos mais precisão no circuito dentro do chip.

Funcionalidades

Os emblemáticos Samsung Galaxy Note 10 e Note 10+ foram lançados, e como não poderia deixar de ser, trazem consigo duas mãos cheias de funcionalidades para meter um sorriso nos lábios dos entusiastas.

No fundo, o o Galaxy Note 10 é um computador, uma consola de jogos e um estúdio de cinema. Tudo agrupado num único pacote acompanhado pela S Pen. Além disto, também traz suporte a carregamento rápido, algoritmos de otimização de bateria inteligente e uma S Pen atualizada com suporte para gestos no ar.

Aliás, com o Note 10, nem vai precisar de tocar no ecrã, visto que a S-Pen fará todo o trabalho por si. Além disso, os ‘Air Gestures’ irão permitir aumentar a sua produtividade de forma bastante divertida.

Além disto, vamos também ter a funcionalidade ‘Zoom Áudio’! É que o novo Note tem microfones separados para capturar som durante a gravação de vídeos. Quando os utilizadores ampliam uma área no visor, este dispositivo amplia automaticamente os sinais de áudio vindos dessa direção.

Câmeras

Enquanto o Galaxy Note 9 tinha uma câmara de 8MP com uma abertura f/1.7 aperture, o sucessor muda para uma câmera de 10MP com uma abertura de f/2.2. Isto no campo das selfies. Resta agora saber se terá grande impacto ou não.

O Note 10 Plus tem um sensor de 16 megapixéis com uma abertura f/2.2. Entretanto está também presente um grande angular de 12 com abertura variável. Vai dos f/1.5 ao f/2.4. Tem estabilização ótica de imagem. Entretanto temos também um telefoto de 12 megapixéis com abertura de f/2.1. Neste também está presente o estabilizador. Para além disso existe também uma câmera só para analisar as questões de profundidade com uma abertura de f/1.4.

Entretanto o design das câmaras mudou. Dito isto, elas estão posicionadas verticalmente no lado esquerdo da parte traseira. Este fabricante separou ainda sensores extra como o flash e a câmara de profundidade. Estão à direita das câmaras principais.

Preço e Disponibilidade

As pré-encomendas já estão abertas, com o Note 10 a começar nos 979,99€, enquanto o mais apetrechado Note 10+ começa nos 1129,99€. Entretanto, as primeiras unidades deverão começar a chegar às prateleiras dentro de 2 semanas.

Saiba mais sobre o Note 10 e Note 10+ aqui.


O Samsung Galaxy Note 10 já é oficial! Saiba tudo – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.