Sony Xperia 5 – Ora bem, devido a algumas decisões tomadas num passado ainda muito recente, a Sony passou e na verdade continua a passar por um mau bocado no mercado de smartphones. Afinal de contas, neste momento, ainda passa ao lado de muitos entusiastas e antigos admiradores da empresa que apenas têm olhos para a Samsung, Huawei e Apple.

Ainda assim, esta fabricante acreditou sempre na sua própria filosofia de design ao contrário da grande maioria das rivais, que se meteram a inventar com ‘notches’, ‘câmeras pop-up’, etc… E isto é certamente de louvar!



Mas vamos ao teste do Sony Xperia 5! – Design

Tive a oportunidade de utilizar este equipamento durante quase 1 mês, e como tal, consegui confirmar algo que já tinha dito no passado, o Sony Xperia 5 oferece um design, para mim, muito superior à grande maioria dos equipamentos atualmente no mercado.

Acima de tudo, porque é um equipamento com umas dimensões que simplesmente não irá ter facilidade em encontrar nas lojas, fazendo com que este equipamento seja realmente muito interessante para a grande maioria dos consumidores, ao conseguir conjugar uma potência séria, um software otimizado, e a capacidade de o utilizar com apenas uma mão!

Dito tudo isto, este feito é alcançado graças ao seu ecrã OLED de 6.1 polegadas “CinemaWide”, ou em outras palavras, um ecrã com uma proporção de 21:9 que é simplesmente brutal para quem gosta de ver filmes no smartphone. O que claro está, possibilita à Sony implementar um painel mais fino e mais alto, o que contribui para um aparelho de dimensões significativamente mais reduzidas, em comparação com 99% dos aparelhos do mercado.

Além disso, de forma bem curiosa, o Sony Xperia 5 consegue ser mais estreito que a maioria dos smartphones atuais, mesmo em comparação com modelos com ecrãs mais pequenos.

Muito resumidamente, a utilização com apenas uma mão voltou a fazer sentido no mundo Android… E ainda bem!

A ‘pega’ do equipamento inicialmente é “estranha” devido às dimensões do smartphone. No entanto, com o seu exterior suave sem arestas e com as esquinas arredondadas a sensação é muito agradável após um breve período de adaptação.

Entretanto, para quem não gosta muito do afamado “Notch” ou até do buraco no ecrã, aqui tem um equipamento à sua medida. Afinal de contas, a Sony preferiu lançar o equipamento com umas margens superior e inferior mínimas, mas suficientes para colocar todos os sensores, incluindo a câmera frontal.

No lado direito do equipamento tem 3 botões à sua disposição, o superior é utilizado para o Volume +/-, o botão mais central é para bloquear/desbloquear o equipamento e o mais abaixo é o famoso botão para tirar fotografias da Sony.

Para mim este botão físico para a câmera faz imenso sentido e é sensível ao toque para que consiga focar antes de tirar a fotografia. Tal e qual como as tradicionais câmeras fotográficas dedicadas.

Sony Xperia 5 – Algumas particularidades que não gostei

Ora bem, apesar de ter ficado muito satisfeito com a experiência, nem tudo é um mar de rosas no mundo Sony.

Ao fim ao cabo, tenho a dizer que este menino tentou cair um milhão de vezes para o chão. E bem mais grave que isto, o sensor de impressões digitais colocado no lado direito do equipamento, apesar da boa localização… Tende a ser inconsistente.

Em tentativa para contornar este “problema” coloquei 2 vezes a mesma impressão digital, mas o mesmo funcionava perfeitamente 80% das vezes, e 20% decidia que eu não era quem dizia ser.


Nota do Redator – No entanto, sendo uma review sample e não o modelo final de venda, é possível que seja um defeito desta unidade e não do telemóvel propriamente dito. Afinal de contas, nunca tivemos problemas com sensores de impressão digital da Sony.


Para carregar o equipamento, temos a entrada cada vez mais comum USB-C. Dito isto, se por acaso ainda utiliza a “velha” entrada Jack 3.5mm saiba que aqui ela já não existe.

Análise ao Xperia 5 – Desempenho

Ok, se há algo que podemos todos concordar é que o Snapdragon 855 é um incrível processador! E neste campo encontramos esse mesmo SoC acompanhado por 6GB de memória RAM e ainda 128GB de armazenamento. Por isso, não espere menos do que performance de topo neste menino.

Tenho a dizer que a nível de processamento, velocidade, fluidez e resposta, o Sony Xperia 5 impressiona imenso no dia a dia, com potência para dar e vender!

Os jogos funcionam sem problema algum e o equipamento não sobre-aquece mesmo com várias sessões de jogo em cima.

Resumidamente, aqui a performance é igual ou melhor em relação a qualquer outro topo de gama atual.

Análise ao Xperia 5 – Ecrã

Antes de mais nada, apenas uma frase, “O ecrã deste equipamento é simplesmente brutal!”.

Algo que acontece devido ao painel OLED aqui utilizado pela Sony, que em boa verdade, oferece uma imagem qualidade de imagem realmente boa! Este é para mim o campeão atual para ver um filme… E aqui, tenha em conta que digo isto vindo de um Samsung Galaxy Note 8, que conta com um dos melhores ecrãs OLED do mercado.

Pois bem, o Sony Xperia 5 conta com um ecrã OLED HDR Full HD+ de 6.1″, com a resolução 1080×2520 (21:9) com 449ppi protegido por uma camada de vidro Gorilla Glass 6. O painel conta com o apoio das tecnologias Trilumions Displays e X-Reality Engine que torna toda a experiência de visualização num autêntico mimo.

Análise ao Xperia 5 – Câmeras

Este equipamento conta com um modulo traseiro triplo, composto pelo sensor principal de 12MP, um sensor zoom 2x ótico de 12MP e ainda um sensor UltraWide também com 12MP.

Tenho a dizer que apesar de não ser o melhor smartphone para fotografias do momento, também não o irá desapontar. O resultado da união destes 3 sensores são fotografias realmente boas e que conseguem agradar à grande maioria de entusiastas nas mais variadas situações.



Ainda assim, na minha opinião e pelo preço do equipamento acho que as fotografias poderiam/deveriam ser melhores. Ainda assim, a câmera é capaz de ótimas fotografias e até ignora os raios diretos de luz com facilidade.

Entretanto, à noite, as fotografias são relativamente boas, graças ao software Sony que o ajuda na captura de imagens em ambientes com pouca luz.

Quanto à câmera UltraWide, a sua qualidade é também superior à de muitos equipamentos que já testei. Já a sua câmera frontal de 8MP é de boa qualidade mas tende a gostar muito dos tons quentes e “amarelos” na maior parte do tempo.

Veja aqui algumas fotografias obtidas dos sensores do Sony Xperia 5.

Quanto ao vídeo a câmera deste equipamento consegue filmar em 4k 24/30 fps com HDR. O resultado apresenta muita qualidade sem cortes ou falhas, contudo achei engraçado a aplicação avisar que poderá fechar automaticamente se o equipamento sobre-aquecer, esquecendo o tradicional limite de 5/10 minutos de outros equipamentos.

Sony Xperia 5 – Áudio

Primeiramente, apesar das margens finas, este smartphone conta com uma coluna superior que é ótima nas chamadas que realizei, sendo ainda utilizada para o som Stereo do equipamento.

Aliás, aqui este Sony Xperia 5 brilhou sendo capaz de um volume enorme e qualidade surpreendente, com um Bass notável e uma claridade de voz incrível. Poderá utilizar também a tecnologia Adoby Atmos disponível no equipamento a qualquer momento.

Também poderá ativar a vibração dinâmica que reage com o som do que está a ouvir para uma sensação mais envolvente.



Quando está a ouvir música, vídeos, filmes e até jogos o seu audio ‘Stereo’ é simplesmente a cereja no topo do bolo e não é para menos… Afinal de contas, se a Sony sempre foi bem afamada pela sua incrível qualidade neste campo.

Assim, posso afirmar que o som surpreendeu-me imenso o que o telemóvel é capaz de fornecer e mesmo através do seu Bluetooth.

Análise ao Xperia 5 – Bateria

Primeiramente, tenho a dizer que o equipamento é leve… Mesmo muito leve! Algo que é alcançado também pela sua bateria de “apenas” 3140mAh. Assim, no teste, mesmo a jogar e utilizar imenso o equipamento durou sempre facilmente um dia de uso. Por isso, se o carregar pela noite não haveria qualquer tipo de preocupação aqui.

Sim, o carregamento rápido marca presença! Visto que o equipamento conta com carregamento rápido de 18W, fornecido na caixa pelo fabricante (Capaz de 55% da bateria em 30 minutos). No entanto, o carregamento sem fios ficou na gaveta.



Entretanto, também poderá ativar o Software da Sony que gere a carga da bateria. Ou seja, se ativar essa opção durante a noite, o equipamento irá carregar até 90% e só continua a carregar quando estiver perto da hora programada por si. (Funcionalidade para prolongamento da vida útil da bateria)

Basicamente, a bateria é ideal para o uso diário mesmo tendo em conta o seu reduzido tamanho.

Análise ao Xperia 5 – Conclusão

A análise a este smartphone da Sony fez-me realmente voltar atrás no tempo, e olhar de novo para esta fabricante com novos e bons olhos.

Afinal de contas, já utilizei smartphones que o superam em muitos campos importantes para mim como as câmeras e autonomia. Mas… a versatilidade e praticabilidade superaram de longe tudo isso.

Em boa verdade, estou reticente em voltar ao meu Samsung Note 8 após tal experiência… (Será que a Sony aceita uma desculpa a dizer que fui assaltado?)

Em suma, o único problema aqui poderá ser o seu preço a começar nos 600€. Afinal de contas, atualmente conseguimos o mesmo processador e boas câmeras em smartphones que começam a metade deste valor.

Seja como for, como pacote geral, este aparelho conseguiu surpreender em várias ocasiões, fazendo-me querer comprar um! E meus amigos, isso não é mesmo nada fácil!

Assim, como referencia futura, gostaria de ver um novo Sony Xperia “5.1”, com um upgrade nas câmeras, especialmente na frontal. E claro, um bom ‘boost’ na bateria. Tudo o resto está no ponto.


Ademais, o que pensa sobre isto? Gostou da Review? Qual a sua opinião sobre os smartphones da Sony? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.