Para o início de 2020, é fácil chegar à conclusão que a melhor placa gráfica preço/performance é a ‘velhinha’ mas ainda bastante interessante AMD Radeon RX 480 ou RX 580 (são a mesma exata placa gráfica, a RX 580 é apenas um ‘rebrand’ com frequências ligeiramente mais altas).

Qual é a melhor placa gráfica ‘budget’ para um PC para jogos?

Os modelos de 4GB destas placas podem ser encontrados a preços super baixos no mercado de usados 80~120€, e por vezes até as poderá encontrar em algumas lojas especializadas com estes mesmos preços, num esforço de as eliminar do stock. Outra opção poderá ser a super popular NVIDIA GeForce GTX 1060 de 3GB, que também irá ser capaz de jogar a grande maioria dos jogos em Full HD a 60FPS, com as definições altas. (Contudo, qualquer uma destas soluções será incapaz de jogar Red Dead 2, Control, ou Call of Duty MW no máximo)



Atenção! Tanto a solução da AMD (RX 480/580) como a GeForce GTX 1060 têm versões com mais memória, 8GB no caso da AMD e 6GB no caso da NVIDIA.

Se vale ou não a pena comprar uma destas versões, dependerá do seu orçamento e preço a que as irá encontrar. Dito isto, no caso da GTX 1060, a versão de 6GB conta com mais núcleos CUDA e largura de banda, em relação ao modelo de 3GB, por isso, poderá ser uma excelente ideia optar por esta versão.

Entretanto, para gaming 1440p (2K), a melhor opção atual é a RX 5700!

No entanto, aqui já estamos a falar de um aumento substancial no preço, especialmente quando em comparação com as soluções mencionadas em cima. Ainda assim, pode ser um excelente investimento para o futuro! Visto que com a chegada das consolas de nova geração… Não é grande ideia esperar que a RX 580 e ou GeForce GTX 1060 se aguentem à bomboca.

Dito tudo isto, tanto a AMD como a NVIDIA deverão lançar novas placas nos próximos meses, muito provavelmente assim que a crise do Coronavírus passar. O que claro está, deverá ter impacto nos preços das atuais ofertas do mercado. Por isso, se não tem preço, aguente um pouco.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.