Como já disse aqui muitas vezes, uma das maiores/melhores atualizações que pode fazer ao seu PC desktop ou portátil… É a troca do ‘velhinho’ disco HDD, por uma drive SSD! Afinal de contas, irá notar uma melhoria em todos os aspetos, velocidade do boot, loading das aplicações, etc…

É algo que venho a recomendar há vários anos! Ainda assim, sempre existiu espaço para um disco tradicional mecânico (HDD) em todos os PCs, devido a seu custo bastante mais baixo por GB, em comparação com um SSD.

No fundo, até aqui, a ideia sempre foi ter uma drive SSD super rápida para instalação do Windows e outras aplicações importantes, com um segundo disco mecânico para meter o resto da tralha, como as fotos, séries, vídeos, etc.. Mas como já deve ter percebido, nos últimos anos, os SSDs ficaram super baratos, uma tendência que deverá continuar nos próximos anos.



O que levanta a questão… Será que os discos HDD vão ‘morrer’ para dar espaço aos SSD?

Portanto, os SSDs são claramente melhores que os HDDs quando falamos de performance. Onde a sua grande desvantagem contínua a ser o preço por GB. Ou seja, consegue muito mais capacidade de armazenamento no lado dos HDDs.

No entanto, nos últimos anos, o preço da memória flash tem caído a pique! O que por sua vez, tem vindo a anular esta desvantagem em relação aos velhos discos mecânicos. Aliás, a tecnologia que dá vida aos discos HDD também tem vindo a ficar mais barata. Mas as fabricantes teimam em não baixar os preços, com uma drive de 1TB 7200RPM a custar ~45€ há qualquer coisa como 4 anos. (Para não arruinar as margens de lucro)

As drives SSD já estão a substituir os discos HDD em vários mercados, numa taxa que aumenta todos os anos

Afinal, se olharmos para as grandes fabricantes de portáteis, como a ASUS, Apple, MSI, etc… Todos as novas máquinas já chegam ao mercado equipadas com um SSD. Muitas das vezes, até trazem um disco M.2 que traz várias vantagens em relação aos tradicionais SSD 2.5”.

Entretanto, o mercado de servidores e bancos de dados, também começam a apostar mais nesta tecnologia, graças à sua velocidade e cada vez maior fiabilidade.  Aliás, até a PlayStation 5 e Xbox Scarlet vão trazer consigo um SSD PCIe 4.0, para aumentar a performance de todo o sistema.

Assim, apesar dos HDDs ainda terem a vantagem do preço. As coisas podem mudar de figura de forma bastante rápida. Muito graças ao lançamento de novas tecnologias neste espaço. E cada vez maior adoção da tecnologia. Ora leia:

Curiosamente, os próprios Sistemas Operativos modernos, queixam-se bastante se forem instalados num HDD em vez de um SSD.  Ou seja, o armazenamento SSD já é considerado algo ‘standard’ para várias gigantes da indústria. É algo quase obrigatório.

Em suma, na nossa opinião, tudo indica que os SSDs vão mesmo tomar o lugar dos antigos discos mecânicos. Contudo, se precisa de quantidades enormes de armazenamento no imediato, a resposta contínua a ser um bom HDD.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.