Depois de vários anos a negociar e a lutar com as fornecedoras de rede móvel, parece que a Google conseguiu finalmente implementar totalmente a tecnologia RCS (Rich Communications Services) nos smartphones Android dos Estados Unidos da América.

Estamos a falar de um serviço que deverá substituir completamente os ‘velhinhos’ standards SMS e MMS! Tendo como grande objetivo oferecer uma experiência de utilização à imagem do iMessages da Apple! Afinal de contas, em boa verdade, a experiência de conversação por mensagens no mundo Android tem sido uma vergonha, forçando os utilizadores a optar por software ‘third party’ como é o Facebook Messenger, WhatsApp, etc…



O RCS é um novo standard universal que tem como grande objetivo utilizar a Internet para corrigir todos os defeitos do SMS e MMS!

Portanto, nas próprias palavras da Google, as novas funcionalidades que o RCS oferece incluem o envio de mensagens pela internet, adicionar pessoas a conversações de grupo, saber se a outra pessoa está ou não a escrever, saber se a outra pessoa leu a mensagem enviada, partilha de fotos de alta qualidade… E talvez a funcionalidade mais interessante no meio disto tudo… Não precisa de uma aplicação especial ou de conta para que tudo funcione!

Dito tudo isto, a líder do departamento de comunicações da Google (Sanaz Ahari) já confirmou a implementação total do RCS nos USA, contudo, não quis comprometer-se quanto a um lançamento global.

Em Portugal, apenas a Vodafone tem suporte ao RCS. Por isso, se é cliente deste fornecedor de rede móvel, atualize as suas aplicações de conversação, ou comece a aproveitar a funcionalidade o mais depressa possível.

Em suma, enquanto o RCS é realmente essencial para um mundo de mensagens mais tecnológico. A verdade é que ainda tem muita sopinha para comer, antes de conseguir ultrapassar aplicações como o WhatsApp ou Facebook Messenger. Aliás, enquanto a Apple continuar a teimar não aceitar este standard… Não deverá ser nada fácil vê-lo como o futuro das mensagens.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.