Há algumas semanas, noticiámos que a AMD tinha lançado uma nova versão do seu ‘velhinho’ rei da gama média, o Ryzen 5 1600. O que pareceu realmente estranho, visto que nem o processo de produção era igual, ao utilizar tecnologia de 12nm em vez dos normais 14nm deste modelo.



Pois bem, agora já temos a primeira review ao processador… E pelos vistos, isto é nada mais nada menos que um Ryzen 5 2600 com outro nome, ao oferecer uma performance muito similar, a um preço relativamente mais baixo.

Ryzen 1600 AF? A AMD lançou um processador igual ao Ryzen 2600! Mas mais barato

Portanto, caso não saiba, a AMD continua a vender as primeiras gerações dos seus processadores Ryzen como alternativas ‘budget’ ao mais recentes Ryzen 3000 de 7nm. Em particular, os super popular Ryzen 5 1600/2600, que reinaram a gama média no seu tempo, e que continuam a ser muito apelativos para builds em que o orçamento não seja muito alto.

Pois bem, isto é tudo normal! Mas ninguém estava à espera que a AMD fosse lançar silenciosamente um novo Ryzen 5 1600, que é no fundo o aproveitar de peças do mais recente Ryzen 5 2600… E na verdade, é muito provavelmente o processador Ryzen mais recente no mercado! Ao fim ao cabo, apenas chegou às prateleiras há 1 ou 2 meses.



AMD Ryzen 5 1600 AF? O que é isto?

Antes de mais nada, temos de olhar para o Ryzen 5 1600 que foi lançado originalmente em Abril de 2017 a custar ~220€. Sendo baseado na arquitetura Zen de 14nm. É um CPU de 6 núcleos e 12 threads, com a frequência base de 3.2GHz e um ‘boost’ capaz de chegar aos 3.4GHz.

Foi um componente que vendeu que nem pãezinhos quentes, ao permitir a entrada no mundo dos hexa-cores, a um preço super apelativo. Ainda assim, rapidamente foi substituído pelo Ryzen 5 2600 em 2018, que já trouxe para cima da mesa a mais eficiente arquitetura Zen+.

Ok, mas de onde vem este ‘AF’?

No fim do ano passado, chegou ao mercado um misterioso ‘refresh’ ao Ryzen 5 1600. Naquilo que é no fundo uma versão ‘Budget’ do já por si ‘Budget’ Ryzen 5 2600. Dito isto, apesar de ter o nome Ryzen 5 1600, o ‘AF’ faz toda a diferença… Afinal de contas, este processador é muito diferente em relação ao antigo modelo.

Em boa verdade, isto é essencialmente um Ryzen 5 2600 com frequências ligeiramente mais baixas! Muito provavelmente porque a AMD já não consegue ter acesso a produtos de 14nm suficientes para continuar a produção deste componente. Por isso, decidiu aproveitar as linhas de 12nm que ainda continuam a ‘bombar’.

Qual é o interesse de tudo isto? Não continua a ser um componente velhinho?

A razão é muito simples… O preço! Estamos a falar de um Ryzen 5 2600 que custa qualquer coisa como 80 euros. Sim! Um processador com 6 núcleos e 12 threads a menos de 100€ que é no fundo apenas 3% mais lento em relação ao Ryzen 5 2600.

Benchmarks

Conclusão

Em suma, os resultados são extraordinários para o preço do produto. É um Ryzen 5 2600 com frequências ligeiramente mais baixas, a um preço super apelativo. Onde claro está, poderá fazer OC à vontade, visto que é um processador desbloqueado. (Chegar aos 4.0GHz é super fácil)

Ou seja, o Ryzen 5 1600 AF não só é mais rápido em relação ao 1600 original, como é também vastamente mais barato, ao mesmo tempo que oferece um maior potencial de OC.

Por isso, para uma build ‘budget’, dificilmente irá arranjar uma solução melhor seja para trabalhar ou jogar! Para ter noção, a alternativa no lado da Intel são os i5-9600K e i5-9400F que são significativamente mais caros.

Claro que muito provavelmente não será fácil encontrar este produto em algumas lojas, visto que precisa de olhar para o número de série do bicho. Mas pode sempre tentar enviar e-mail a perguntar a lojas de confiança como a GlobalData.pt (E claro, usar o nosso código de desconto GDl20 :P)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leia a análise completa ao Ryzen 5 1600 AF aqui.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.